Feira de Santana

VI Novembro Negro do Candeal II será aberto no sábado (20) com feira e vasta programação cultural

Em entrevista ao Acorda Cidade, Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, ressaltou a importância do evento para a comunidade.

18/11/2021 às 10h14, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Será realizado nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, na sede da Associação Comunitária da comunidade quilombola do Candeal II, no distrito da Matinha, em Feira de Santana, o VI Novembro Negro do Candeal II: Roda de Versos, Cultura e Resistência. O evento ocorre em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de Novembro, e contará com uma vasta programação cultural.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, ressaltou a importância do evento para os moradores do local.

“A importância desse evento primeiro é celebrar a resistência do povo preto, as formas de sociabilidade e sobrevivência, autoestima, porque por muito tempo tivemos vergonha. Meu pai sempre falava que somos trabalhadores rurais, somos pretos e não devemos ter vergonha disso. Celebrar e elevar a autoestima das pessoas do local é muito importante”, afirmou.

A programação é aberta ao público em geral, mas sobretudo busca atingir os moradores da própria comunidade. Segundo Francisca Fonseca, no local do evento serão distribuídos álcool em gel e máscaras para todos os participantes. “Estamos com todas as medidas de segurança e distanciamento. 70% dos moradores do Candeal II já foram vacinados, pois por ser uma comunidade quilombola teve essa prioridade na vacinação”, enfatizou.

No sábado (20), o VI Novembro Negro do Candeal II terá início às 15h, com a Feira das Marias, com a comercialização de produtos agroecológicos produzidos por mulheres do quilombo em seus quintais produtivos.

“Temos de tudo, de derivados da mandioca a plantas medicinais. Teremos a apresentação de um documentário sobre a comunidade, produzido pelo cineasta Antônio Olavo, que foi feito a partir da trajetória das pessoas da comunidade que é o ‘Roda de Versos na Boca da Noite’. Inclusive, o tema do nosso Novembro Negro traz um pouco da trajetória da comunidade do Candeal”, explicou.

No mesmo dia, às 18h, haverá a roda de conversa ‘Roda de Versos, Cultura e Resistência, com a participação de Tertuliano Pereira Fonseca e Dionísia das Virgens Fonseca, que são moradores griôs da comunidade, além do cineasta Antônio Olavo.

“Logo após, temos o lançamento desse documentário, e às 20h, o encerramento com um chá e um momento de partilha. No domingo, iniciaremos às 14h, com várias apresentações culturais, de jovens poetisas da comunidade, danças e músicas com um grupo de percussão formado por adolescentes da comunidade. A programação se encerra às 18h no domingo, com a tradicional cantiga de roda e versos”, informou Francisca Fonseca.

A programação será retomada, então no dia 27, com a roda de diálogo sobre o papel das instituições locais no combate ao racismo estrutural. “Vamos ter a participação de Fábio Santana, da Sepromi, o pastor Jorge Nery, da Faculdade Católica de Feira de Santana, o diácono Imbraim Muinde, que é um queniano que está fazendo um trabalho na Igreja Católica em Feira, a diretora da escola local e o líder comunitário de Candeal II, Roberto Ferreira”, contou.

No dia 28, ocorrerá um mostra de cultura e arte, com o que é produzido no quilombo, desde produção de alimentos a produção artística, que se encerra às 15h30.

“O local das atividades será na sede da Associação Comunitária, que fica na praça da Igreja Católica, na comunidade de Candeal, próximo à Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos, no Candeal II, no distrito de Matinha. E para chegar até o Candeal II, o público pode pegar tanto a estrada da Matinha como da Mantiba”, destacou Francisca Fonseca. 

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade