Feira de Santana

Veterinário alerta para surto de cinomose e os riscos da doença para os cães

O vírus da cinomose se replica nas células sanguíneas e no sistema nervoso central do animal.

14/12/2020 às 06h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus, altamente transmissível, que pode levar a morte ou deixar sérias sequelas no animal. Bastante agressivo e oportunista, ele atinge, principalmente, cães com o sistema imunológico enfraquecido, como filhotes e cachorros idosos ou cães que já estão debilitados devido a outras doenças. O vírus da cinomose se replica nas células sanguíneas e no sistema nervoso central do animal.

Segundo o veterinário Erivaldo Nogueira, o vírus se reproduz no sistema nervoso dos animais no tempo médio de oito a dez dias. Começa a destruir as células do cérebro e causa danos irreversíveis .

“Então a partir de 12 dias ela já está no sistema nervoso, depois ela vai produzir dependendo se ela esteja mais na massa cinzenta ou branca, vai reproduzir contrações musculares involuntárias, e também convulsões, paralisias e causar a morte”, frisou o veterinário em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Erivaldo Nogueira chamou atenção sobre a vacinação contra cinomose em cães. De acordo com ele, é preciso estar atento a qualidade das vacinas e escolher uma vacina de qualidade que dê a garantia que o cão está protegido. O veterinário relatou que infelizmente há no mercado, vacinas que não são confiáveis, com poder anti-higiênico muito baixo e que os animais mesmo vacinados com essas vacinas podem adquirir a doença.

Ele explicou que a cinomose pode infectar os cães em até quatro quilômetros de distância e que é importante vacinar os animais com a primeira dose até os 45 dias de vida, dar as três doses no primeiro ano do animal e depois vaciná-lo anualmente para que assim não adquira a doença.

Tratamento e surto da doença na cidade

O tratamento da doença é feito a partir do estágio em que ela se apresenta. Erivaldo comentou que se for no início, podem ser usados medicamentos e soros com o objetivo de impedir que o vírus atinja o sistema nervoso. No entanto, se o vírus já estiver instalado no sistema nervoso central, já é mais difícil esse quadro ser revertido sem que o cão apresente graves sequelas.

“O tratamento depende da fase que o médico veterinário atende o animal. Você que tem seu cão, procure vacinar o mais rápido possível porque estamos tendo aqui em Feira de Santana nessa época do ano com um surto dessa doença. Tem muita gente chegando no consultório com os cães com cinomose e é como eu falei, nesse raio de quatro quilômetros a cinomose está propagando, inclusive em cidades vizinhas. Por isso é importante a vacinação. Para o organismo o cão criar defesas ele tem que estar bem, bem tratado, bem alimentado, bem vacinado para que o sistema imune dele seja forte o bastante para que não deixe o vírus penetrar e se multiplicar”, acrescentou.

Sobre as sequelas da cinomose, o veterinário afirmou ao Acorda Cidade, que em função do vírus atingir o sistema nervoso central, o cão pode ficar com as patas tremendo, com as contrações musculares por toda a vida, além de definhar até a morte.

“Reitero a todos que procurem vacinar, porque eu considero a pior doença. Ela mata aos poucos, não é aquela doença que vem e elimina, o dono do animal vê aquele sofrimento no dia a dia. É como se descesse uma escada, degrau por degrau, ao longo de 30 dias, um sofrimento terrível. Uma doença degenerativa que começa tipo uma gripe, vem as contrações, convulsões, vem a paralisia e aí o dono vê o cão definhar até a hora de morrer, cheio de infecções. A doença não transmite para o ser humano, mas é perigoso ficar perto de crianças e pessoas com o sistema imune baixo, que podem pegar uma infecção oportunista dela”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade