Câmara Municipal

Vereador Silvio Dias critica discursos racistas na Câmara: 'Ferem o Artigo 5º da Constituição'

Silvio Dias lamentou ainda sobre o Projeto recusado na Câmara nesta manhã, que instituía do Dia de Marielle Franco, vereadora morta em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

13/04/2021 às 16h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

O vereador e vice-presidente da Câmara Silvio Dias (PT), criticou, em discurso realizado na manhã desta terça-feira (13), os comentários racistas e homofóbicos citados por parlamentares na Casa da Cidadania, recentemente. Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador contou que as expressões, que ferem o Artigo 5º da Constituição Brasileira (igualdade à todos perante a lei), são proferidas por vereadores desde a legislatura passada.

“Infelizmente nesta Casa, vem se repetindo desde outras legislaturas, discursos homofóbicos, racistas que vão de encontro até mesmo, a constituição. Afrontam o artigo 5º da Constituição que garante o direto a opção sexual a religião. Vemos vereadores que discriminam religiões de matrizes africanas. Nós não podemos aceitar. São discursos que não representam a nossa população. O que há de novo nesta legislatura, é que os discursos não ficarão mais sem respostas”.

Silvio Dias lamentou ainda sobre o Projeto recusado na Câmara, nesta manhã, que instituía do Dia de Marielle Franco, vereadora morta em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Para ele, a data estabelecida (14 de março), retrataria a luta de uma mulher negra pelos direitos de sua comunidade. “Tivemos hoje um projeto reprovado que visava denominar o dia 14 de março como o dia Marielle Franco, para lembrar as bandeiras defendidas pela vereadora. E mais do que isso, relembrar o crime político que aconteceu com a morte da vereadora e de seu motorista. Lembrar dos trabalhos com a comunidade, com as mulheres negras. Sempre serão defendidos assuntos como esse, que outrora, não eram ditos nesta Casa”. (Por Maylla Nunes, com informações do repórter Ney Silva)
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade