Política

Vereador pedirá ao município que fiscalize cooperativas em Feira: 'Não pagam os direitos'

Segundo o vereador, dezenas de cooperados já o procuraram se queixando da situação.

05/11/2018 às 14h27, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O vereador Ewerton Carneiro (Pastor Tom), do partido Patriota, denunciou na manhã desta segunda-feira (5) o sistema de cooperativas utilizado em Feira de Santana para prestar serviços à prefeitura. Na tribuna da Câmara de Vereadores, ele informou que vai fazer um requerimento pedindo ao município que fiscalize as entidades, pois elas não vêm pagando corretamente os direitos trabalhistas dos cooperados.

Segundo o vereador, dezenas de cooperados já o procuraram se queixando da situação. “Esse modo de cooperativas já está falido pra empregar pessoas no município de Feira de Santana. Isso não pode existir mais, e eu sempre falei dos maus-tratos das cooperativas para com os cooperados. Quando alguém se associa a elas, têm direitos. Se no final do ano tiver lucros é dividido entre eles, e se não tiver, tem que ratear também as despesas. E eu nunca vi ter lucros, mas vejo os donos de cooperativas crescendo financeiramente”, afirmou.

De acordo com Pastor Tom, as cooperativas precisam valorizar seus cooperados, fazer o pagamento do décimo terceiro, férias e outros benefícios.

“As pessoas não reclamam porque têm medo de perder o emprego. Mas o sistema é bruto, quem tá por cima é quem manda, e nós temos que mudar essa história. Dezenas de cooperados me procuraram. Quer trabalhar com cooperativa? Pague o décimo, pague férias, porque se o cooperado sair hoje, sai com uma mão na frente e outra atrás. Só pagam quando entram na Justiça. Mas se alguém exigir os seus direitos não volta mais para nenhuma cooperativa em Feira de Santana, porque existe um motim em Feira que se você colocar uma cooperativa na Justiça você não pode entrar em outra. Isso é caso de polícia, e eu vou fazer um requerimento pedindo fiscalização a quem de direito”, declarou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade