Ventos de mais de 120 km/h atingem Santa Catarina

Inmet diz que um tornado causou estragos no oeste do estado. Em Guaraciaba, quatro pessoas morreram.

08/09/2009 às 13h20, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Inmet diz que um tornado causou estragos no oeste do estado.
Em Guaraciaba, quatro pessoas morreram.

Ventos com velocidade acima de 120 quilômetros por hora atingiram Santa Catarina na madrugada desta terça-feira (8).

Em Guaraciaba, que fica na região de fronteira com a Argentina, quatro pessoas morreram em decorrência do temporal que atingiu a cidade. O governo estadual diz que mais de 60 pessoas ficaram feridas e cerca de 70% das residências foram danificadas. A prefeitura decretou calamidade pública e informou que foram 80 feridos. A cidade tem cerca de 10 mil habitantes.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um tornado atingiu o oeste do estado. O meteorologista Gil Russo, do Inmet, diz que o deslocamento de uma frente fria e a localização das nuvens influenciaram a formação do tornado. De acordo com ele, em Novo Horizonte, os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora. Em Dionísio Cerqueira, a 90 quilômetros por hora. 

 arte: G1

Uma equipe formada por representantes da Defesa Civil do estado e da Empresa de Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) deve seguir até a região oeste para verificar os estragos. Para a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, ainda não é possível confirmar a passagem de um tornado, pois é necessário analisar os estragos causados. Ela afirma que a equipe espera o tempo melhorar para seguir viagem.

A Epagri/Ciram informa que, em Urubici, no Planalto Sul, os ventos chegaram a 124,6 quilômetros por hora nesta madrugada. Em Rio Negrinho, no Planalto Norte, a velocidade foi de 109,4 quilômetros por hora. Em Laguna, no Litoral Sul, foram 100,4 quilômetros por hora.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade