Economia
Vendas online fazem 73% da população começar a comprar em pequenos negócios na pandemia
Redes sociais foram essenciais para a sobrevivência de PMEs, indicam duas pesquisas realizadas pelo Facebook.
02/11/2020 às 06h50, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
As pequenas empresas passaram a receber mais consumidores durante a pandemia, e entre os motivos mais citados para este crescimento está a presença nas redes sociais. 73% dos consumidores afirmam ter aumentado a frequência de compras em pequenos negócios, de acordo com a Pesquisa do Uso das Ferramentas Digitais pelo Consumidor, realizada internacionalmente, em julho de 2020, pelo Facebook, em parceria com a empresa de serviços norte-americana Deloitte.
A justificativa mais relatada pelos consumidores para explicar a escolha por negócios de bairro é a rapidez na oferta de serviços (67%), que também se liga ao segundo tópico mais citado: a presença nas redes sociais (54%), que ajudou os compradores a descobrir a existência de lojas próximas a eles.
Mas a modernização não é o único fator que deve receber créditos pelos resultados positivos: 48% dos entrevistados disseram ter mudado seus hábitos de compras para apoiar pequenas empresas por medo que esses comércios fossem prejudicados pela pandemia, enquanto 39% declararam pretender gastar mais em negócios menores futuramente.
Redes sociais
O aumento de lojas nas redes sociais, que impulsionou as vendas de muitos varejos durante o isolamento, foi uma das pautas do Relatório Global sobre a Situação das Pequenas Empresas (Global State of Small Business Report), também de autoria do Facebook, com o apoio do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com os dados coletados de cerca de 30 mil gestores de pequenos negócios em 50 países, até o mês de julho, 47% das PMEs que trabalham pelo Facebook disseram que metade ou mais das vendas foram feitas online.
Desafios
Apesar de as vendas online serem novidade para muitos gestores, os desafios sentidos neste novo formato não se diferem muito do enfrentados nos comércios presenciais, como a administração do fluxo de caixa, reportado por 48% das PMEs.
Para enfrentar essas e outras dificuldades no novo meio de negociação – a web – com mais facilidade, é válida a busca por modernização também na organização da empresa, como a partir da utilização de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou “sistema de gestão integrado”, em português), que auxilia na gestão de processos internos e na integração com outros setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos em um mesmo sistema digital.
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