Brasil
Vendas aumentam 12% em quatro dias na Semana do Brasil
O crescimento foi registrado entre os dias 6 e 9 de setembro, no início da campanha Semana do Brasil.
14/09/2019 às 12h14, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
Agência Brasil – Em quatro dias, as vendas no varejo em todo o país registram crescimento nominal de 12%, de acordo com balanço divulgado hoje (14) pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. O crescimento foi registrado entre os dias 6 e 9 de setembro, no início da campanha Semana do Brasil. De acordo com a Secom, os resultados superaram as expectativas. A Semana do Brasil segue até amanhã (15).
- Leia também: Semana do Brasil trouxe bons resultados para o comércio de Feira, diz presidente da CDL
A campanha visa a estimular as compras, com promoções e descontos especiais, gerando resultados positivos para a economia do país. Ao todo, mais de 4,5 mil empresas dos setores varejista, imobiliário, de publicidade e de comunicação participam da iniciativa, como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública do governo federal. Esses meios de comunicação veiculam mensagens publicitárias sobre a campanha.
Segundo o levantamento feito pela empresa de serviços financeiros Cielo, para a alta de 12% nas vendas contribuíram os setores de cosméticos, que registraram aumento de 19%; móveis e eletrônicos, com crescimento de 16%; supermercados, com 13%, e vestuário, com 7%. O crescimento foi medido em comparação às médias de dias regulares do primeiro semestre de 2019.
No setor imobiliário, segundo a Secom, o clima entre os empresários é de otimismo. "Desde o início da campanha, foi registrada uma adesão expressiva de incorporadoras, com mais de 50 empresas anunciando "1 ano de condomínio grátis" apenas na cidade de São Paulo. Houve aumento de visitas aos estandes e vários negócios estão sendo realizados", diz em nota.
A semana, que aproveita as comemorações do 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, tem como mote “Vamos valorizar o que é nosso” e é inspirada em campanhas de varejo de outros países, como os Estados Unidos, que costumam realizar promoções em feriados nacionais. A proposta pretende gerar um ambiente de confiança para este e os próximos meses de 2019.
Uma parceria do governo com o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) ajudou a mobilizar, nos últimos meses, diferentes segmentos do varejo, comércio e serviços, para que buscassem as melhores formas de viabilizar as ações promocionais.
Mais Notícias
Economia
Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas
Os investimentos foram destinados a atividades econômicas no Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter).
28/03/2024 às 13h06
Economia
Brasil registra superávit de US$ 2 bilhões na balança comercial da 4ª semana de março
Levando-se em conta o acumulado do ano até a quarta semana de março, as exportações cresceram 5,5% e somaram US$...
26/03/2024 às 14h18
Economia
Declaração do MEI: contador esclarece dúvidas importantes para evitar penalidades
Contador explica o que pode ocasionar na hora de declarar os rendimentos anuais e esclarece que IR não pode...
26/03/2024 às 07h20
Economia
Governo da Bahia e Banco do Brasil vão implementar primeiro CCBB do Norte-Nordeste
O Palácio da Aclamação foi cedido ao CCBB e vai passar por adequações, o governo baiano irá assumir as obras...
23/03/2024 às 07h20
Economia
Relatório corta R$ 9,49 bi de receitas com limite a incentivos do ICMS
Restrição a compensações tributárias garante receitas de R$ 168 bi.
22/03/2024 às 19h41
Proteção
Veja algumas dicas para pagar boletos com segurança e evitar golpes
Setor bancário realiza constantes projetos de atualização para a modalidade, mas criminosos apostam na desatenção para aplicar golpes.
20/03/2024 às 07h57