Vacinação anti-rábica neste sábado

Cerca de 64 mil animais, entre cães e gatos, estão sendo esperados neste sábado (26) durante o Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica, em Feira de Santana.

26/09/2009 09h54, Por Dilton e Feito

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Meta da campanha é vacinar 52.964 cães e 10.592 gatos

Cerca de 64 mil animais, entre cães e gatos, estão sendo esperados neste sábado (26) durante o Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica, em Feira de Santana. A meta da campanha é vacinar 52.964 cães e 10.592 gatos.

A vacina é obrigatória para os animais a partir de dois meses de vida. Os animais podem ser imunizados nos próprios bairros, em vários pontos de vacina espalhados pela cidade, a exemplo de postos de saúde, escolas e as associações de moradores.

Segundo a médica veterinária Mirza Carvalho, coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, a raiva animal tem 100% de letalidade, por isso a necessidade de vacinar cães e gatos, principais transmissores da doença em via urbana. “Devemos vacinar os nossos animais domésticos, evitando casos de raiva humana”, disse.

Mirza Carvalho ressalta que, apesar do município não registrar casos da doença há alguns anos, é mantido atendimento específico no Centro Especializado Doutor Leone, que funciona na rua Geminiano Costa, Centro. O atendimento ocorre também aos sábados, domingo e feriados.

O Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica vai contar com a participação de diversos órgãos e instituições. São elas: Centro Municipal do Controle de Zoonoses, Divisão de Vigilância Epidemiológica; Agentes de Endemias; Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), através do curso de Medicina Veterinária, alunos do curso Técnico de Agropecuária da Fundação Bradesco; 35º Batalhão de Infantaria, Programa de Agente Comunitário de Saúde (Pacs), além do Programa de Saúde da Família (PSF).

Na segunda-feira (28), o Dia Mundial da Raiva será marcado por exposição e palestras de médicos veterinários, técnicos do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e da Vigilância Epidemiológica. O evento vai ocorrer no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.

Na oportunidade também serão divulgadas, através da distribuição de folhetos, as atividades realizadas no município para o controle da raiva e as ações do Centro Municipal de Controle de Zoonoses.

Informações da Secom

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade