Uso inadequado de produtos de beleza pode provocar danos à saúdeUso inadequado de produtos de beleza pode provocar danos à saúdeUso inadequado de produtos de beleza pode provocar danos à saúdeUso inadequado de produtos de beleza pode provocar danos à saúde
AgênciaBrasil – Portrás do forte apelo de consumopresente no mercado de cosméticospara a buscadabeleza de homens e mulherespodemestarescondidosalgunsperigospara a saúde. O alertafoifeitopelafarmacêutica Rita de Cássia Dias, responsávelpeloGrupo de VigilânciaSanitária em Cosméticos.
“Éimportantecertificar-se de que o produtotemprocedência legal ouquesejaregistrado no MinistériodaSaúdepormeiodaAnvisa [AgênciaNacional de VigilânciaSanitária]”, diz a farmacêutica. Elaalertaqueéprecisotermuitocuidadoparanãocairnaarmadilha de produtosclandestinos em oferta, sem a devidasupervisão de profissionaisespecializados.
Rita de Cássiaressaltaque o usoinadequado de algunsprodutos, mesmoqueregulamentados, podetambémtrazerproblemaspara o consumidor. É o caso, porexemplo, cremes utilizadossemorientaçãomédicaparadescamaçãodapeleà base de ácidoretinoico, que, segundo a farmacêutica, podemprovocaratéqueimaduras fortes de segundograu.
Elainformouqueirritações e alergiasestãoentreosprincipaisefeitos do usoinadequado de cosméticosapontados em 120 notificaçõesanalisadaspelaSecretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Reaçõescomoessasforamrelatadaspormédicos, serviços de saúde e consumidores em 60% dasnotificaçõesregistradas no Centro de VigilânciaSanitária.
Vermelhidão e coceiraaparecem em 35% dasnotificações e queimaduras, em 8%. Maisdametade (54%) dos problemasdecorrentes do uso de cosméticosreferem-se a agressõesàpele, aosolhos e a outraspartes do corpo, incluindocabelos e unhas. Háregistrotambém de reclamações contra alisantes e produtosparahidratação e maciez dos cabelos; protetoressolares, fraldasdescartáveis, desodorantes e cremes antirrugas e anticelulite.
"Foipossívelperceberque as reaçõesporcosméticossãocausadas, sobretudo, pelolivreacessodaspessoasaosprodutos, pelousoinadequado e/ouprecoce, pelamistura de diferentesapresentações e pelacrença de quecosméticosnãofazem mal àsaúde", destacou Rita de Cássia.
Segundo a Secretaria de Saúde, namaioriadasnotificações, nãoforamdetectadoscasos graves. Aindaassim, a farmacêuticaaconselhaosconsumidores a suspender o uso do produto, aomenorsinal de queeleestejaprovocandoalgumareação no organismo. Se a pessoanotar um sintomamaisagressivo, deveprocurarimediatamente um médico.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade