Dia da Pizza

Uma das pizzarias mais antigas de Feira, 'O Timbau', mantém a tradição resistindo às dificuldades

Você tem alguma história pra contar sobre o Timbau? Deixa aqui nos comentários.

10/07/2021 às 11h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Neste sábado (10), é comemorado o Dia da Pizza, pedida certa de grande parte das famílias, na alegria ou na tristeza, qualquer dia da semana. E para celebrar a data, que só de pensar já faz abrir o apetite, o Acorda Cidade decidiu relembrar a história de uma das pizzarias mais tradicionais e famosas de Feira de Santana: o Timbau.

O Timbau nasceu na década de 70 em nosso município, e muita gente deve se lembrar que durante um período era o ponto certo e talvez o único onde as pessoas podiam esperar uma deliciosa pizza, enquanto conversavam e de quebra levavam as crianças para se divertir no seu famoso balancinho.

Foto:Arquivo pessoal | O famoso balanço do Timbau, onde muitas crianças da década se divertiram e brincaram

Foi em 1977 que o atual proprietário Antônio Luiz Carneiro começou a trabalhar no local como garçom. Naquela época, a pizzaria vivia lotada e tinha muitos funcionários. Ele contou que trabalhou servindo às mesas durante 32 anos e há 12 anos assumiu o negócio.

O Timbau pode ser encarado como um símbolo de luta e resistência em meio ao tempo, à chegada de novas pizzarias, ao avanço do marketing nas redes sociais e ao delivery. Durante esse tempo, não foi fácil driblar a concorrência, e o que fez com que tantos clientes permanecessem fiéis ao longo dessa caminhada foi o sabor tradicional e característico da pizza do Timbau, além é claro do bom atendimento, daquele jeito simples e familiar que muita gente conhece.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Seu Antônio Luiz Caneiro há 42 anos trabalha na pizzaria

“Trabalhei a maior parte da minha vida no Timbau. Ele saiu do lado da sede da Confederação das Indústrias, próximo ao Emec, e foi para o final da Avenida Maria Quitéria, onde levou cinco anos. E há um mês está no Jardim Acácia. O Timbau já teve mais de oito funcionários. Eram muitas pizzas, na cozinha tinha quatro pizzaiolos e abria só à noite. Romeu foi o segundo dono e há doze anos passou pra mim”, contou Antônio.

Com a pandemia, as dificuldades financeiras aumentaram, assim como as dívidas. Ficou difícil até pagar o aluguel. Ainda assim, Antônio não desiste da pizzaria e busca com muito suor e muita fé manter o estabelecimento. Afinal, o Timbau representa para ele toda a sua história de vida.

“O Timbau não morreu, ainda está vivo. Quem quiser pedir uma pizza e pedir um bom filé é no Timbau. O cardápio é amplo. Se eu sair daqui, perco a paz na minha vida. Tenho 42 anos com a pizzaria, criei minha família trabalhando aqui. E quem quiser comer uma boa pizza, num lugar simples, pode vir. Eu luto pra não perder os clientes, pois tenho amor pelo meu trabalho”, declarou.

Foto: Divulgação |A pizza do Timbau é famosa na cidade pela fatura de queijo

Para quem tem saudade da pizza do Timbau e deseja relembrar os velhos tempos, o estabelecimento está localizado atualmente na Rua Pequi, número 17, bairro Jardim Acácia. Os telefones para contato são o 3625-5720 e o 9225-3103. A pizzaria e também restaurante funcionam de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, abre a partir do meio-dia. O atendimento também funciona por meio do delivery.

Você tem alguma história pra contar sobre o Timbau? Deixa aqui nos comentários e não esquece de pedir a sua pizza.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade