Um bom currículo abre muitas portas

Saiba como fazer um bom currículo para enfrentar a concorrência.

04/08/2009 às 11h31, Por Dilton e Feito

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Uma empresa coreana do ramo de mídia digital será instalada em Feira de Santana, além dela muitas outras grandes empresas virá para a cidade. Isso prova que o mercado de trabalho está abrindo novas portas de empregos. Mas para passar por elas é importantíssimo ter qualificação, está seguro de sua capacidade e apresentar um currículo bem elaborado, uma vez que ele é o primeiro contato do candidato com a empresa.

O processo de elaboração de um bom currículo é geralmente acompanhado por uma série dúvidas relacionadas à sua estrutura e conteúdo. É por isso que o Portal Acorda Cidade, elaborou uma matéria especial para quem deseja elaborar um currículo que se destaque entre as dezenas de documentos cujo conteúdo é a trajetória educacional e acadêmica de um candidato a uma vaga de emprego. 

 

Na hora da elaboração

 Segundo a coordenadora da área de recrutamento e seleção da Across empresa de consultoria de desenvolvimento organizacional com foco em gestão de pessoas, Marina Tchalian, "Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas". Por isso os excessos devem ser rejeitados.

 O ideal é um currículo de apenas uma página e/ou duas páginas para os mais experientes.  Não deve conter erros de português e deve está em estrutura de tópicos para facilitar o trabalho do selecionador. A fonte padrão do texto é a Arial 11. Não é errado colocar o nome currículum  vitae ou currículo na parte superior ou na lateral da página, mas para se diferenciar dos demais e dar uma boa impressão, é interessante começar diretamente pelo nome do candidato em negrito. Modere na criatividade, use poucas cores. Geralmente um currículo em preto e branco além de ser o mais comum é o mais indicado.

No campo dos dados pessoais, é necessário ter apenas nome, endereço, telefones atualizados, e-mail, idade ou data de nascimento e estado civil. Não use números de documentos. Ponha foto apenas se a empresa exigir. Quem não tem experiência pode enfatizar os cursos, qualificações profissionais, congressos, etc., mas cuidado com excessos. É importante dizer o ano, a carga horárias dos cursos realizados e o nome da instituição.

Ao listar as experiências profissionais, concentre-se nas mais recentes. Se você já trabalhou em muitas empresas, liste no máximo, as dez últimas. Abaixo do nome da empresa, indique o cargo, suas principais responsabilidades e o período de trabalho. Em alguns casos, se o candidato obteve participação no crescimento da empresa ou instituição através de idéias, projetos etc., esses resultados obtidos podem ser citados. Mas de forma concisa e cuidadosa.

 No campo do objetivo, descreva a área que deseja atuar na empresa. Nunca coloque suas qualidades, nem seus objetivos a longo ou curto prazo. Essas informações podem ser ditas durante a entrevista pessoal ou por telefone.

 Enviando currículo pela Internet

Quando enviado pela Internet, o currículo deve está anexado. No assunto o e-mail, é importante informar que se trata do envio de currículo. Pode escrever algo como “Apresentação de currículo”, informar o nome da sua área de interesse ou posição.

No corpo do e-mail, o texto deve ser objetivo, breve, coeso e conciso.  Pode usar algo com, por exemplo: "Boa tarde. Meu nome é tal e gostaria de me candidatar à vaga X". Como mostrado na editoria empregos do site www.noticias.uol.com.br/empregos

 

 

 

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