Um bom currículo abre muitas portas

Saiba como fazer um bom currículo para enfrentar a concorrência.

04/08/2009 11h31, Por Dilton e Feito

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Uma empresa coreana do ramo de mídia digital será instalada em Feira de Santana, além dela muitas outras grandes empresas virá para a cidade. Isso prova que o mercado de trabalho está abrindo novas portas de empregos. Mas para passar por elas é importantíssimo ter qualificação, está seguro de sua capacidade e apresentar um currículo bem elaborado, uma vez que ele é o primeiro contato do candidato com a empresa.

O processo de elaboração de um bom currículo é geralmente acompanhado por uma série dúvidas relacionadas à sua estrutura e conteúdo. É por isso que o Portal Acorda Cidade, elaborou uma matéria especial para quem deseja elaborar um currículo que se destaque entre as dezenas de documentos cujo conteúdo é a trajetória educacional e acadêmica de um candidato a uma vaga de emprego. 

 

Na hora da elaboração

 Segundo a coordenadora da área de recrutamento e seleção da Across empresa de consultoria de desenvolvimento organizacional com foco em gestão de pessoas, Marina Tchalian, "Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas". Por isso os excessos devem ser rejeitados.

 O ideal é um currículo de apenas uma página e/ou duas páginas para os mais experientes.  Não deve conter erros de português e deve está em estrutura de tópicos para facilitar o trabalho do selecionador. A fonte padrão do texto é a Arial 11. Não é errado colocar o nome currículum  vitae ou currículo na parte superior ou na lateral da página, mas para se diferenciar dos demais e dar uma boa impressão, é interessante começar diretamente pelo nome do candidato em negrito. Modere na criatividade, use poucas cores. Geralmente um currículo em preto e branco além de ser o mais comum é o mais indicado.

No campo dos dados pessoais, é necessário ter apenas nome, endereço, telefones atualizados, e-mail, idade ou data de nascimento e estado civil. Não use números de documentos. Ponha foto apenas se a empresa exigir. Quem não tem experiência pode enfatizar os cursos, qualificações profissionais, congressos, etc., mas cuidado com excessos. É importante dizer o ano, a carga horárias dos cursos realizados e o nome da instituição.

Ao listar as experiências profissionais, concentre-se nas mais recentes. Se você já trabalhou em muitas empresas, liste no máximo, as dez últimas. Abaixo do nome da empresa, indique o cargo, suas principais responsabilidades e o período de trabalho. Em alguns casos, se o candidato obteve participação no crescimento da empresa ou instituição através de idéias, projetos etc., esses resultados obtidos podem ser citados. Mas de forma concisa e cuidadosa.

 No campo do objetivo, descreva a área que deseja atuar na empresa. Nunca coloque suas qualidades, nem seus objetivos a longo ou curto prazo. Essas informações podem ser ditas durante a entrevista pessoal ou por telefone.

 Enviando currículo pela Internet

Quando enviado pela Internet, o currículo deve está anexado. No assunto o e-mail, é importante informar que se trata do envio de currículo. Pode escrever algo como “Apresentação de currículo”, informar o nome da sua área de interesse ou posição.

No corpo do e-mail, o texto deve ser objetivo, breve, coeso e conciso.  Pode usar algo com, por exemplo: "Boa tarde. Meu nome é tal e gostaria de me candidatar à vaga X". Como mostrado na editoria empregos do site www.noticias.uol.com.br/empregos

 

 

 

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade