Bahia
O material é composto por quatro podcasts, cinco vídeos e gravação de cinco mensagens para carro de som, visando atingir também moradores de comunidades mais distantes, onde normalmente não há acesso à internet.
25/05/2020 15h20, Por Rachel Pinto
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
Nesta segunda-feira, dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da África, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Feira das Mulheres Negas de Cachoeira lançaram uma campanha visando colaborar no combate à proliferação da Covid-19, especialmente nos municípios de Cachoeira e São Félix, que sediam o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).
A parceria foi realizada em abril quando a diretora do CAHL, professora Dyane Brito, convidou para cooperar com os trabalhos a coordenadora do Bacharelado em Publicidade e Propaganda, professora Juciara Nogueira, e para consultoria a Gestora de Extensão, professora Sílvia Pereira. Ambas atuam em projetos que integram o Programa de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19 e, por este motivo, o material foi produzido dentro do projeto "Vozes Unidas pela Vida" que, de modo mais amplo, contempla outras participações. Para a professora Dyane Brito, “é de suma importância que possamos, em momento de tal gravidade, buscar ágeis soluções e estreitar os laços com representações dos variados segmentos da comunidade visando mediar, através de produtos específicos, suas mensagens tão necessárias para contribuir com a mudança de hábitos em prol da vida”.
Dão voz à campanha as seguintes lideranças: Ana Placidino – educadora, Ekedji do Ilê Asé Ifayabalé Já Kolé, coordenadora da Acbantu; Bárbara Nunes – presidente e artesã da Associação Chitarte; Consuelo Gonçalves – socióloga e ativista do Movimento Negro e de Mulheres Negras; Ileyldes dos Santos Conceição (Soe) – presidente da Associação de Feirantes do Mercado Municipal de Cachoeira; Mara da Ponte (Maria Abade) – presidente da Associação da Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, responsável pela articulação de Mulheres Negras no Quilombo Engenho da Ponte e coordenadora da Frente Quilombola do Movimento dos Pequenos Agricultores da Bahia e Adriana Silva – que é pedagoga e uma das fundadoras da Feira e Cleide Moreira, secretária de Assistência Social que faz parte da comissão gestora da Feira como atual representante da Prefeitura de Cachoeira.
O material elaborado especificamente em parceria com a Feira das Mulheres Negras de Cachoeira é composto por quatro podcasts, cinco vídeos e gravação de cinco mensagens para carro de som, visando atingir também moradores de comunidades mais distantes, onde normalmente não há acesso à internet. A Prefeitura de Cachoeira formalizou parceria com o CAHL, disponibilizando horários de carro de som, visando somar esforços para tentar diminuir o impacto da pandemia sobre a população. Mara da Ponte, membro da comissão gestora da Feira, fez uma avaliação positiva da experiência: “a parceria com tem o objetivo de informar e transformar. Acredito que só através da informação seremos capazes de vencer este vírus e os meios de comunicação que estão sendo utilizados são muito adequados”.
Para a gestora de Extensão, professora Sílvia Pereira, “a parceria entre a UFRB e a Feira das Mulheres Negras de Cachoeira constitui relevante iniciativa para o fortalecimento de ações de extensão que dialoguem com demandas coletivas do território e da mobilização social em sua diversidade. No atual cenário da Pandemia da Covid-19 e diante da necessidade de contenção do contágio, integrantes da Feira se unem com a Universidade visando colaborar para promover a saúde e construir novos hábitos voltados para a proteção da população de Cachoeira e São Félix, com ênfase nas comunidades tradicionais. Neste aspecto, é de fundamental importância a colaboração das rádios e outros meios de comunicação da região, visando a divulgação desta iniciativa e seus produtos".
A Feira das Mulheres Negras de Cachoeira teve duas edições no início de 2020 e envolve diretamente cerca de 30 mulheres, sendo que muitas integram coletivos também formados por mulheres que fazem parte de movimentos sociais, grupos que produzem artesanato, grupos vinculados à agricultura familiar e que produzem alimentos diversos. Ana Placidino, que também faz parte da comissão gestora da Feira, afirmou que “para os coletivos femininos que organizam a Feira das Mulheres Negras de Cachoeira a parceria com a UFRB para as ações de prevenção à Covid-19 representa uma grande esperança. A maioria de nós vem de povos e comunidades tradicionais, da zona rural e da periferia da cidade. Nesta parceria encontramos o eco para nossas vozes se fazerem ouvir mais amplamente em nossas comunidades: fique em casa e salve vidas!”
Podcasts e vídeos: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5853-ufrb-e-feira-das-mulheres-negras-de-cachoeira-lancam-campanha-no-dia-da-africa.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Bahia
Caminhões pegam fogo em galpão de empresa em Jequié
Um servidor que atuava no canteiro de obras tentou debelar as chamas e acabou sofrendo queimaduras.
11/08/2022 às 17h42Dia do Estudante
Jovem aprovado em medicina com 13 anos revela 5 dicas para redação do Enem
O estudante destaca que a prática é um dos fatores que leva à perfeição.
11/08/2022 às 12h43Feira de Santana
Centro de Apoio ao Deficiente Visual realiza campeonato de dominó em homenagem ao Dia do Estudante
Segundo a coordenadora, os participantes da competição ganham medalhas e a atividade se torna bem interessante para eles, que ficam esperando por esse momento anual.
11/08/2022 às 12h41Polícia
Dois homens morrem em troca de tiros com a polícia em Coração de Maria
Na operação foram apreendidas armas, munições, aparelhos celulares, além de pinos análogos à cocaína.
11/08/2022 às 11h02Bahia
Força do mercado de mídia exterior é tema de evento promovido pela Central do Outdoor Seccional Bahia
Quatro palestras foram realizadas.
11/08/2022 às 09h53Educação
Dia do Estudante: 5 dicas para manter o foco nos estudos e melhorar o desempenho
Entre as dicas, crie um cronograma que atenda suas próprias demandas.
11/08/2022 às 08h56PUBLICIDADE
PUBLICIDADE