Educação

Uefs oferece apoio aos Planos de Vacinação dos municípios do Portal de Sertão

A iniciativa visa disponibilizar a experiência de professores e estudantes da área de saúde que através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde.

22/02/2021 às 16h03, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Compreendendo a importância da vacinação da população baiana contra a Covid-19, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) formalizou na última sexta-feira (19) a oferta de apoio aos municípios do território Portal do Sertão, incluindo Feira de Santana, para a execução dos planos municipais de vacinação. A iniciativa visa disponibilizar a experiência de professores e estudantes da área de saúde que através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde – Nupevs/Uefs, que coordena o programa de extensão intitulado “Programa de Prevenção às Hepatites Virais (HV) e outras doenças imunopreveníveis”.

Este programa foi iniciado em 1995, com ações de prevenção às HVs e a principal atividade era a campanha de vacinação contra a hepatite B para estudantes e docentes da área da saúde.

O programa evoluiu para além dos muros da UEFS e incluiu nas campanhas de vacinação de outros grupos da sociedade, como os policiais militares, os funcionários da empresa de limpeza pública, os profissionais do sexo e os trabalhadores em salões de beleza e similares, visto que estes grupos são vulneráveis à infecção pelo vírus B da hepatite. Para o Prof. Evandro do Nascimento, reitor da Uefs, os dezesseis municípios do Território Portal do Sertão têm um grande desafio para vacinar seus munícipes, e o Nupevs e outros núcleos da universidade tem muito a contribuir nas campanhas de vacinação.

A coordenadora do Nupevs, Profa. Erenilde Marques, informou que o núcleo pode contribuir com as Secretarias de Saúde dos municípios oferecendo desde assessoria para planejamento e logística, até capacitação das equipes de vacinação (sala de vacina), coordenação das equipes de vacinação, execução das campanhas de vacinação (1ª e 2ª etapas), assessoria na avaliação do processo de vacinação, avaliação da cobertura vacinal, entre outras atividades. Os dirigentes dos municípios podem entrar em contato para solicitar maiores informações no e-mail [email protected].

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade