Covid-19

Uefs inaugura Sala de Testagem para Covid-19 que atenderá a comunidade universitária

O local será exclusivo para pesquisadores, professores, estudantes e servidores técnicos, que poderão verificar se estão contaminados com o novo Coronavírus.

22/12/2021 às 14h39, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), inaugurou na manhã desta quarta-feira (22), uma Sala e Testagem à Covid-19.

O local será exclusivo para pesquisadores, professores, estudantes e servidores técnicos, que poderão verificar se estão contaminados com o nono Coronavírus.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o reitor da Uefs, Evandro Nascimento, explicou que a iniciativa foi motivada pela circulação de mais de 10 mil pessoas no centro universitário a partir do próximo ano, uma vez que, as atividades retornarão de forma 100% presenciais.

"Neste ano de 2022, a Universidade Estadual de Feira de Santana, estará plenamente em atividades presenciais, inclusive no dia 21 de fevereiro, estaremos iniciando mais um semestre. Serão entre 10 a 12 mil pessoas que estarão circulando aqui nas dependências da universidade. Então para que tenhamos um ambiente seguro e que possamos monitorar os casos de Covid-19 entre os membros da comunidade universitária, foi instalada hoje, essa Sala de Testagem e temos um protocolo em que as pessoas que estiverem apresentando sintomas, devem se reportar aos serviços de saúde aqui da universidade, onde serão encaminhadas para realizar a coleta oronasal. Essa amostra é encaminhada até o Lacen, que é o Laboratório Central da Bahia, para realização do teste RT-PCR, e com isso, identificar as pessoas que possam estar contaminadas com o vírus. Caso o resultado seja positivo, essa pessoa é afastada por 10 dias, para que possamos quebrar essa cadeia de transmissão do vírus", explicou.

Foto: Edvan Barbosa/Ascom-Uefs

Por conta do horário de encaminhamento das amostras, o teste na Sala de Testagem da Uefs, funcionará apenas no período da manhã.

"A partir desse mês de janeiro, já estaremos com a nossa Sala de Testagem funcionando de segunda à sexta, sempre das 8h30 às 11h. Podem surgir dúvidas por quê este horário? A partir das 11h, as amostras precisam ser enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde, para que de lá, as amostras sejam encaminhadas para o Lacen que fica em Salvador, por este motivo, todas as amostras serão coletadas apenas no horário da manhã. Como já teremos as atividades administrativas a partir de janeiro, o nosso Semestre 2022.1, têm início no dia 21 de fevereiro, e será obrigatório o uso de máscara, além da comprovação de vacina com as duas doses, tanto os estudantes, professores e servidores e técnicos administrativos, pois é uma lei estadual. Caso contrário, este estudante pode ter o seu semestre cancelado, caso não apresente o comprovante", concluiu.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade