Feira de Santana

Trabalhadores da Embasa fazem manifestação contra prática de assédio moral

Segundo o sindicato, diariamente trabalhadores sofrem constrangimento e pressão de gerentes.

26/04/2022 às 11h55, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Trabalhadores da Embasa realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (26) na sede da empresa localizada no Conjunto Feira IV em Feira de Santana contra a prática de assédio moral. Fernando Biron, diretor da região metropolitana do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae), explicou ao Acorda Cidade que a iniciativa busca chamar atenção sobre o aumento do assédio moral nas empresas, assim como na Embasa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O sindicato não aceita que seus associados passem por essa situação. E os gerentes têm que entender que eles são tão funcionários quanto qualquer funcionário que está aqui, e o trabalhador merece respeito. Já há um desrespeito muito grande com todos os trabalhadores e trabalhadoras na questão de inflação, questão salarial, na questão de plano de saúde, para a gente ainda aceitar que venha um gestor que adoeça ainda o trabalhador em questões psicológicas através do assédio moral”, salientou.

O sindicalista relatou que geralmente o assédio moral acontece quando uma pessoa de maior cargo constrange um trabalhador subordinado, levando inclusive a desestimulá-lo e até mesmo a que ele deseje ir embora da empresa. Além disso, segundo ele, há muita pressão em relação a cumprimento de metas e a realização do trabalho muitas vezes dentro de um tempo que não é possível ser executado. Para ele, uma alternativa é humanizar as relações entre gestão e trabalhadores, para que o trabalho venha a fluir e a população ganhe com isso.

Sobre as queixas em Feira de Santana, ele informou que atualmente a cidade é o polo que mais aparecem com reclamações dos servidores com relação ao assédio moral.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Por isso que nós estamos aqui. Viemos em outro momento, tentamos conversar com o gestor, não tivemos sucesso nessa conversa e por isso que estamos hoje chamando a atenção do gestor e da diretoria da empresa, para que ele venha sentar com a comissão do sindicato e conversar. As queixas são principalmente aqui na sede”, comentou.

Sobre as denúncias de assédio moral a Embasa enviou a seguinte nota:

Em resposta à matéria intitulada "Trabalhadores da Embasa fazem manifestação contra prática de assédio moral", publicada hoje no site, em relação à manifestação do Sindae em Feira de Santana, a Embasa informa que seu programa de Compliance dispõe de uma estrutura interna e canais específicos para recebimento e apuração de denúncias de seus empregados, ressaltando que as denúncias que incorram em violação das regras e orientações dispostas no Código de Conduta e Integridade da empresa, são apuradas de forma ética, transparente, sigilosa e confidencial, sendo permitido e assegurado o direito ao anonimato. Quando verificada a existência de suporte probatório aos indícios denunciados, é realizada a apuração da denúncia por meio de uma investigação preliminar e/ou abertura de um processo administrativo segundo as regras do Regulamento Disciplinar Interno da Embasa.
 

Com informações do repóter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade