Feira do Livro Virtual

Totalmente online, 14ª Edição da Flifs tem aumento de participantes de outros estados

A solenidade oficial de abertura será feita às 16h.

21/09/2021 às 14h58, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A 14ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) tem início nesta terça-feira (21) e segue até o próximo sábado (25) com uma ampla programação.

Assim como aconteceu em 2020, neste ano a edição também será realizada em formato online através do YouTube.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Flifs, Rita Brêda, informou que a primeira edição no formato remoto trouxe algumas inseguranças, mas que provou que o formato pôde alcançar muitos participantes, até mesmo fora do estado da Bahia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Para realizar a primeira edição, nós tivemos muita insegurança de como fazer todo um evento de magnitude como é a própria Feira do Livro, em uma modalidade virtual. Mas a gente vai aprendendo e hoje já temos uma expertise maior em realizar a Feira na plataforma digital. Nós percebemos que crescemos em algumas atividades, como por exemplo, os lançamentos de livros, saímos de 27 para 46 lançamentos, conseguimos ampliar o número de participantes de outros estados aqui do Brasil, então a gente pôde fortalecer essas parcerias, principalmente com cordelistas que são de outros estados e que estarão em nossa programação, facilitando das pessoas terem o acesso sem sair de casa. Lógico que tivemos alguns prejuízos, porque as pessoas acabam não tendo aquele contato presencial, uma troca de conversa com escritores, sem poder manusear os livros, mas aos poucos, conseguimos viabilizar essa nova adequação da Feira", disse.

De acordo com a coordenadora da Flifs, este ano marca também a primeira edição da 'Flifinha', Feira dedicada para as crianças incluindo mesa redonda com escritores mirins.

"Toda nossa programação já está disponível no site flifsoficial.uefs.br, onde teremos 15 mesas redondas, conversas com escritores, mais de 15 contação de história e claro, a nossa grande novidade que é a Fliflinha. A primeira edição que nós estamos lançando, terá um clipe com a música cedida pelo cantor e compositor Del Feliz, teremos a presença também do jornalista e escritor Ricardo Ishmael da TV Bahia, ele que sempre lança livros infantis e este evento é a nossa novidade, onde são crianças falando para crianças, são escritores mirins e estamos com grande expectativa para este lançamento", declarou.

Para a coordenadora do evento, a expectativa deste ano é que o evento seja visualizado em todo o Brasil.

"Na versão presencial, nós tínhamos um número muito significativo de escolas da rede estadual, municipal e privada, além da presença de outros municípios. Com o modo virtual, nós fizemos um levantamento de visualizações e também tivemos um número significativo, com a presença de 24 estados e que participaram em algum momento da nossa Feira. Nós queremos expandir ainda mais fazendo com que a programação da Flifs possa chegar em todos os estados e até mesmo fora do Brasil e uma parceria muito importante que estamos fazendo, é com o NTE e com a Seduc, para que nossa Feira também possa chegar nas escolas da rede básica, até porque serão oferecidos minicursos e oficinas, podendo ser emitido um certificado como atividade complementar", afirmou.

Ainda segundo Rita Brêda, existe a probabilidade da 15ª edição da Feira do Livro acontecer em formato presencial novamente, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, mas destacou que a presença da tecnologia, também servirá como apoio no evento.

"Como diz Paulo Freire, o homem é feito de sonhos e utopias, então a gente acredita que na medida que a vacinação ela se amplia, inclusive para as idades menores, a gente tem muita expectativa de voltar a fazer a Feira em praça pública, porque promovemos muito mais o acesso do público. Mas já adianto que com a pandemia, aprendemos que o virtual não deixa de acontecer, então a ideia é que mesmo que a gente volte para a praça, algumas atividades precisarão continuar também de forma virtual porque possibilita aqueles que não podem estar presentes no espaço da Feira, acompanhar a nossa programação de casa", concluiu.

Confira a progrmação da 14ª edição da Feira do Livro

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade