Bahia

Torneio Sesi de Robótica 2021 reúne 23 equipes na etapa Bahia

RePLAY é o tema da temporada e convida estudantes a pensarem soluções para incentivar as atividades físicas e a busca por qualidade de vida

21/04/2021 às 10h03, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com um formato inovador e pela primeira vez realizada totalmente on line, a 8ª edição do Torneio SESI de Robótica First Lego League – Challenge (FLL) será realizado na Bahia, nos dias 29 e 30 de abril. A seletiva baiana é uma das 15 competições regionais realizadas pelo país pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e segue o mesmo formato do FLL internacional. As equipes, formadas por estudantes de escolas particulares e da rede pública, disputam vagas para o Festival Nacional SESI de Robótica, que se realizará em junho, também pela internet.

A temporada 2020/2021 do Torneio SESI de Robótica FLL reunirá 22 equipes da Bahia, Alagoas, Sergipe e Paraíba. O desafio da competição tem como tema RePLAY e visa estimular os estudantes a buscarem soluções para incentivar a prática de atividades físicas, a busca por qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde. O tema fica ainda mais relevante no momento que estamos vivendo.

Na prática, os estudantes são desafiados a desenvolver projetos de pesquisa sobre o tema e também a programarem robôs para cumprir missões no tapete de competição. O desafio inclui conhecimentos em programação e montagem de protótipos autônomos, usando peças de kits tecnológicos da Lego.

Apoio escolas públicas

Além das suas próprias equipes, formadas por estudantes da Rede SESI de Educação na capital e interior, o SESI Bahia apadrinhou quatro equipes de escolas públicas e de garagem, nesta temporada. São elas: Robocop, Flash Light, de escolas estaduais; a Autobot, do IFBa; e a Black Gold, equipe de garagem do município de Candeias. O apoio se deu no fornecimento dos equipamentos e consultoria técnica.

De acordo com o superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, o investimento do SESI nos projetos de robótica tem o objetivo de estimular o gosto pela ciência, tecnologia e inovação entre estudantes de ensino fundamental e médio. “O Torneio SESI de Robótica FLL busca desenvolver a liderança, autonomia e atitudes empreendedoras nos participantes e é neste sentido que tomamos a decisão de manter a realização do evento, mesmo diante deste cenário de pandemia”

A gerente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, acrescenta que manter a realização do torneio mesmo com os estudantes passando por dificuldades para trabalharem juntos e vivendo lutos e inseguranças foi um desafio, mas está valendo a pena. “Tudo isso torna o evento ainda mais relevante como um suporte de superação e propósito de buscar o aprender contínuo e desenvolver nos estudantes o protagonismo de poderem fazer algo que pode ajudar na melhoria da vida das pessoas”, destaca.

Resolução de problemas

Coordenador do Torneio SESI de Robótica, Fernando Didier explica que a ideia é que o desafio RePLAY mobilize os estudantes a resolver problemas do mundo real. “O tema não poderia ser mais aderente ao momento que estamos vivendo”, explica, complementando: “Para a competição, os participantes devem se preparar para cumprir quatro provas específicas, que incluem Core Values, que são os valores ligados as capacidades socioemocionais dos estudantes, Design do Robô, Projeto de Inovação e Desafio do Robô”.

Além do formato inovador, Fernando Didier destaca que a temática do torneio é um convite para estimular o espírito inovador. “Sempre ficamos surpreendidos com a qualidade das pesquisas e projetos apresentados pelas equipes”, destaca o coordenador do evento.

Programação

Desde 2013, passaram pelo Torneio SESI de Robótica 223 equipes. Na temporada de 2021, o desafio foi desenvolver um ambiente digital para apresentação dos rounds e apresentações de pesquisa. As competições se robôs serão realizadas por meio de vídeos na First Reh (Remote Event Hub), plataforma oficial da First, desenvolvida para os torneios online que estão sendo realizados em todo o mundo.

A programação prevê a realização de quatro lives. As dos dias 29 e 30 marcam, respectivamente, a abertura, das 8 às 9h, e o encerramento do torneio regional, das 17 às 18 horas, com a participação de convidados. No encerramento, serão anunciadas as equipes vencedoras que irão disputar a etapa nacional.

Na programação, conteúdos ligados ao entendimento do evento, tema da competição, dados, entrevistas com as equipes da Liga SESI de Robótica e bate-papo com convidados. Todas as Lives serão transmitidas pelo canal da Escola SESIBA, no YouTube.

Iroman

Nas lives dos dias 26 de abril e na de abertura, do dia 29, o Torneio Regional FLL 2021 terá como convidado Fabiano Lacerda. Ele foi escolhido como padrinho das equipes e fará uma palestra no dia 29. Autor de dois livros e atualmente treinando para participar do Ironman Triathlon, Fabiano foi escolhido por sua história de vida inspiradora e conectada com o tema da temporada: Replay. Ele superou a obesidade e tornou-se referência como atleta.

Entre os dias 17 e 23 de abril, os competidores terão que gravar os vídeos com as provas e enviar para a plataforma de julgamento. São ao todo 18 equipes baianas da capital e interior. Os vídeos devem ter duração de 5 minutos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Cozinha e Padaria Comunitária potencializam produção de alimentos em Rafael Jambeiro

Bahia

Cozinha e Padaria Comunitária potencializam produção de alimentos em Rafael Jambeiro

A Cozinha e Padaria Comunitária contam com equipamentos de ponta que ajudarão a otimizar a produção de alimentos.

19/06/2024 às 17h46

TJBA jutiça tribunal

Justiça

Primeiro dia da Semana de Sentenças e Baixas Processuais ultrapassa 36,4 mil baixas e 19,8 mil sentenças 

A quantidade é acompanhada pela Coordenação de Estatística, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Orçamento.

19/06/2024 às 10h14

Polícia Civil

Bahia

Pedreiro morre durante obra na Bahia; a suspeita é que o homem tenha sofrido uma descarga elétrica

Segundo o delegado que investiga o caso, o pedreiro usava um sarrafo, que é uma espécie de haste com a...

19/06/2024 às 09h05

Gamer /streamers

Bahia

Baianos podem concorrer a 8 mil bolsas de estudo para streamers e jogadores de Valorant, LoL e Fortnite do Santander Gamer Pro

Para participar, basta ser entusiasta pelo mundo dos jogos eletrônicos e ter acima de 16 anos.

19/06/2024 às 08h36

confusão na Alba

Política

Discussão sobre 'PL do Aborto' termina em briga entre deputados na Assembleia Legislativa da Bahia

Confusão ocorreu em sessão na tarde desta terça-feira (18). Parlamentar empurrou colega durante briga e seguranças foram acionados.

18/06/2024 às 18h37

São João no Sistema BA-093 prevê circulação de 300 mil veículos entre os dias 21 e 24 de junho

Bahia

São João no Sistema BA-093 prevê circulação de 300 mil veículos entre os dias 21 e 24 de junho

Mata de São João, Pojuca, Dias D´Ávila, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias e Salvador, prometem atrair muita gente....

18/06/2024 às 18h32

image

Rádio acorda cidade