Santo Estevão

Etapa do Campeonato Baiano de Canoagem é realizada no Lago Pedra do Cavalo

A edição contou com cerca de 120 atletas, além das equipes técnicas.

29/05/2022 às 14h46, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi realizada na manhã deste domingo (29), mais uma etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. O evento aconteceu no Lago Pedra do Cavalo, município de Santo Estevão e contou com cerca de 120 atletas, além das equipes técnicas.

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB), foi um dos mediadores junto ao Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), à Federação Baiana de Canoagem (Febac) e à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio do governo municipal de Santo Estevão.

Ao Acorda Cidade, o parlamentar contou que desde o ano de 2020, luta por estratégias para fomentar o desenvolvimento sustentável da Bahia, e a utilização do Lago Pedra do Cavalo, como espaço cultural e esportivo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O nosso mandato a partir de 2020, construiu uma estratégia com todas as bandeiras que iríamos trabalhar, e uma delas é Agricultura Familiar. Estamos trabalhando muito pelo Estado da Bahia e a outra é dentro da Saúde, que é a minha área. E uma terceira, foi a gente trabalhar para fazer o desenvolvimento sustentável do Lago Pedra do Cavalo. O lago abre diversas oportunidades e a primeira acabou sendo essa, além da gente estar já trabalhando o estudo das espécies aquáticas do agro, que implica uma série de questões, inclusive os pescadores deixam de ter o direito ao seguro-defesa, a gente também está trabalhando a questão da irrigação dessas margens para pequenos produtores para a produção de hortaliças e de frutas. Mas este cenário aqui de hoje, foi construído com várias mãos. Deus me deu a oportunidade de encontrar com essa turma maravilhosa que é da Federação Baiana de Canoagem e ter a parceria com esse amigo Roberto Paraguaçu, que é o dono do Eco Resort Pedra Bonita, um local de turismo extraordinário que ninguém imagina que tem aqui”, contou.

Ainda de acordo com o deputado, a data 29 de maio, pode ser considerada como um marco histórico, pois é provável que muitas pessoas ainda não tinham conhecido o local.

“Esse 29 de maio para mim, é um marco histórico porque pela primeira vez, muita gente que não conhecia o Lago Pedra do Cavalo, está conhecendo hoje. A Sudesb não conhecia o lago, a Confederação Brasileira não conhecia o lago, a Confederação Baiana não conhecia esse lago, então nós passamos aqui quase um ano fazendo esse trabalho e hoje fica esta semente plantada e já com indicativo muito grande, que o Campeonato Brasileiro de 2022, pela primeira vez seja aqui na Bahia”, destacou.

Segundo a presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima, atletas de seis cidades participaram do evento.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje nós estamos realizando a quinta etapa baiana de canoagem velocidade e paracanoagem, a modalidade canoagem velocidade é modalidade daqueles atletas que não tem nenhum tipo de deficiência física, e a modalidade paracanoagem, são aqueles atletas que são portadores de algum tipo de deficiência. Hoje nós estamos aqui com 120 atletas oriundos de seis cidades, como São Félix, Ubaitaba, Ubatã, Maraú e Salvador. A expectativa está muito boa, Santo Estevão está abraçando este projeto, assim como a gente vai abraçar o Campeonato Brasileiro de velocidade que vai ser no mês de agosto, então neste momento o palco Santo Estevão, a raia esta sendo um teste para o mês de agosto, onde todo o Brasil vai estar aqui participando e vai reunir cerca de mais de 400 atletas”, contou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para Camila Lima, o Lago Pedra do Cavalo é ideal para competições como esta que foi realizada neste domingo.

“O espaço é perfeito para nossa prática de canoagem, tanto que é perfeita que a gente está trazendo o Campeonato Brasileiro de velocidade para cá. Precisa sim sofrer algumas adaptações da nossa modalidade, mas nada que não justifica a nossa prática. O rio é ótimo, o tempo está até ajudando por conta da água parada, então para a gente que pratica a canoagem de velocidade e paracanoagem, quanto mais a água estiver parada, melhor”, explicou.

Nicole de Jesus Santos, foi uma das atletas que competiu na quinta etapa do campeonato e conquistou a medalha de ouro.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ela contou que está participando da competição desde a primeira etapa, e parabenizou o local onde foi realizado o evento deste domingo.

“Eu faço canoagem desde o ano de 2013 e aproveito para parabenizar toda a direção do evento, pois esta etapa que foi realizada no dia de hoje, superou todas as expectativas. Tudo perfeito, o rio maravilhoso, não tem ondas, não tem pedras e eu já venho participando do campeonato desde a etapa que foi realizada em Maraú e no dia de hoje, ganhei em primeiro lugar, estou levando para minha cidade a medalha de ouro”, contou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o prefeito do município de Santo Estevão, Rogério Costa, destacou a grande importância que o evento tem na cidade, e afirmou que dentro de pouco tempo, ‘novos atletas’ oriundos da cidade, também estarão praticando o esporte.

“Eu agradeço primeiro a Deus por estar nos permitindo um dia tão bacana como está sendo este dia de domingo, e eu tenho certeza absoluta que é um dia histórico, porque a gente está trazendo pela primeira vez, a oportunidade da canoagem para nossa população. Hoje houve o evento aqui, mas com os competidores de outros municípios, e eu tenho certeza, que dentro de em breve, os filhos de Santo Estevão também estarão usufruindo desse espaço, até porque tem um núcleo de canoagem que vai ser instalado agora. Então a gente vai ter todo um preparo para os alunos da rede pública para utilizar este espaço, e a expectativa nossa, é que consigamos colocar uma medalha no peito. Eu volto a frisar, que além da medalha, o mais importante é a construção do cidadão, é a cidadania plena, o cidadão consciente dos seus deveres e das suas responsabilidades, para que a gente possa viver socialmente bem mais organizado, bem mais harmonioso, então é este sentimento e além do mais, o esporte, o lazer, o entretenimento e a geração do emprego e renda, porque que isso aqui, também está proporcionado isso”, comentou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda de acordo com o prefeito, é necessário unir forças, para que um evento desta modalidade possa ser realizado.

“Não dar apenas para a Federação fazer um evento como este, nós enquanto município, também abraçamos este projeto, e é o somatório de tudo. A prefeitura também por si só não faria, então quando a gente consegue unir essas forças, e aí vem o apoio também do deputado Angelo Almeida, como eu tive o apoio do deputado Eduardo Alencar com emendas parlamentares, então o município está sempre a colaborar com todos aqueles, que queiram potencializar o evento, e isso destaca o nome da cidade, desperta o interesse de outras pessoas a procurarem o nosso município”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Grande iniciativa do Deputado Angelo Almeida. Agora a comunidade espera com ansiedade o estudo das espécies de peixes do Lago, para a definição do período de defeso da pesca, tão importante para os pescadores e para a preservação das espécies.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade