Terminal Central terá central de monitoramento
A Central vai acompanhar a movimentação diuturnamente dos três transbordos, além da frota de veículos, através de câmeras e GPS.
07/04/2010 às 12h21, Por Dilton e Feito
Com o objetivo de proporcionar uma maior segurança aos passageiros e também aos ônibus do transporte coletivo urbano, que têm sido alvos de assaltos constantes, as empresas Princesinha e 18 de Setembro, que operam o Sistema Integrado de Transporte (SIT), estão construindo uma central de monitoramento no Terminal Central, de onde vai acompanhar a movimentação diuturnamente dos três transbordos (o próprio Central, Tomba e Cidade Nova), além da frota de veículos, através de câmeras e GPS (Global Positioning System).
De acordo com o gerente-geral da empresa Princesinha, Aluízio Abadde, estão sendo instaladas 18 câmeras de segurança nos terminais, sendo 12 no Central e seis na Cidade Nova e Tomba, cada. A movimentação nos transbordos será acompanhada através de um monitor de 50 polegadas. Em caso de algo suspeito, a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, será imediatamente comunicada sobre o ocorrido.
Aluízio Abadde informa também que toda a frota de ônibus coletivo urbano de Feira de Santana – um total de 200 carros – será monitorada por meio de câmeras de segurança e GPS. Cada veículo terá três câmeras, instaladas em locais estratégicos no interior do carro. A metade da frota já dispõe do sistema de segurança.
Já o GPS, sistema de posicionamento global, na tradução do inglês, foi implantado até agora em 50 ônibus. “Estamos aguardando o sinal de satélite para começar a operar o sistema”, observou o gerente da Princesinha, ressaltando a importância do novo serviço, visando garantir maior segurança ao transporte coletivo urbano de Feira de Santana.
Segundo Aluízio Abadde, o monitoramento inicial feito através de câmeras de segurança já proporcionou à Polícia desarticular quatro quadrilhas especializadas em assaltos a ônibus que atuavam na cidade, causando sérios prejuízos às empresas, além de expor ao perigo os funcionários e passageiros. “Os integrantes das gangues foram identificados através das imagens das câmeras, facilitando o trabalho policial, visando tirá-los de circulação”, disse Abadde ao considerar “bastante positivo” o serviço de monitoramento.
“Como permissionárias, as empresas têm o direito de melhorar o transporte público, garantindo inclusive instrumentos de segurança para o próprio sistema”, declarou o prefeito Tarcízio Pimenta ao comentar sobre a importância do investimento no setor.
As informações são da secom.
Mais Notícias

Feira de Santana
Filho pede doações para continuar tratamento da mãe que sofreu dois AVCs
Quem deseja fazer uma doação pode encontrar as formas de contribuir direto no perfil @sercaio.luz
06/12/2023 às 20h31

Preparação para o Natal
Espetáculo de música e luzes abre as portas do Natal de Feira
Programação diversificada vai atrair as famílias entre os dias 14 e 22.
06/12/2023 às 17h36

Feira de Santana
Guarda Municipal deflagra operação Centro Seguro
A iniciativa visa coibir furtos e roubos, especialmente no período das compras de final de ano.
06/12/2023 às 14h26

Feira de Santana
V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nesta sexta-feira (8); vagas limitadas
Será discutido o cenário atual e o futuro da implementação dos direitos.
06/12/2023 às 12h35

Feira de Santana
Bazar beneficente será realizado neste sábado (09) no bairro Baraúnas
O intuito desse bazar é ajudar nas melhorias de uma creche.
06/12/2023 às 11h19

Diário Oficial
Prefeitura de Feira de Santana publica dispensa de licitação para decoração natalina com investimento de mais de R$ 700 mil
A dispensa de licitação é respaldada pelo art. 24, inciso IV, da Lei Federal 8.666/96, conforme destaca o parecer da...
06/12/2023 às 08h20