Bahia
O ex-gestor poderá recorrer da decisão.
10/06/2021 11h48, Por Maylla Nunes
PUBLICIDADE
Uma denúncia contra ex-prefeito de Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, foi aceita pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nesta quarta-feira. As acusações contra Carlos Alberto Lopes Brasileiro (PT) se dão por irregulares em um processo de tomada de preço, realizada no exercício de 2019. De acordo com o órgão o processo licitatório teve por objeto a contratação de empresa para planejamento, organização e execução de concurso público – tipo Reda –, visando o provimento de cargos públicos para o quadro de cargos temporários do município. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, multou o gestor em R$5 mil.
Ainda de acordo com o TCM, a denúncia foi apresentada pelo então vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior, atual prefeito, que se insurgiu contra exigência “absurda e ilegal” contida no edital do certame, onde era solicitada a emissão de nota fiscal acompanhada do atestado de capacidade técnica. O item foi alvo de impugnação administrativa perante a comissão licitante, sendo apontada a ilegalidade da exigência, sem que fosse, contudo, reaberto o prazo para apresentação das propostas conforme determina a lei.
O conselheiro Fernando Vita, em seu parecer, afirmou que a exigência de notas fiscais acompanhando o atestado de capacidade técnica dos licitantes é medida que “exorbita os estreitos limites do artigo 30 da Lei 8.666/93, fato que foi, inclusive, reconhecido pela própria comissão licitante”. E, destacou que os termos do edital não podem ser interpretados com rigor excessivo que acabe por prejudicar a própria finalidade da licitação, restringindo a concorrência.
Concluiu, portanto, pela irregularidade da tomada de preço, uma vez que não houve a publicização da decisão da comissão de modo tempestivo e prévio, nem ocorreu a republicação do edital com a reabertura dos prazos, em clara violação ao disposto na Lei 8.666/93. O Ministério Público de Contas, através da procuradora Aline Rio Branco, também se manifestou pela procedência da denúncia. O ex-gestor poderá recorrer da decisão. (Com informações do site Bahia Notícias)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Polícia
Polícia Federal prende em flagrante jovem por aquisição de moeda falsa
A prisão ocorreu no momento em que o jovem, de 18 anos, retirou a encomenda na agência dos Correios da cidade de Ibirataia.
10/08/2022 às 07h53Política
TCU condena Dallagnol e Janot a devolverem gastos indevidos
Decisão também atinge procurador-chefe da Procuradoria no Paraná.
09/08/2022 às 21h11Feira de Santana
MP lança Cartilha de Orientação para Pessoas em Violência Doméstica
Cartilha funciona como um efetivo guia de prevenção e educação para todos os envolvidos no contexto de violência doméstica.
09/08/2022 às 20h55Eleições
Jerônimo se declara como indígena e poderá ser o 1º a governar um estado brasileiro
A equipe do petista, por sua vez, não informou se Jerônimo possui RANI ou qual seria o pertencimento étnico do candidato.
09/08/2022 às 15h29Eleições
Após indicar Ana Paula como vice, Ciro Gomes desembarca em Salvador na quinta (11)
Nesta segunda (8), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), confirmou o voto dele na chapa liderada por Ciro, depois que a vice-prefeita foi alçada a condição de candidata a vice-presidente.
09/08/2022 às 15h15Bahia
Neto Terra Branca recebe Título de Cidadão Itabunense
Natural de Riachão de Jacuípe, na Bacia do Jacuípe, Neto Terra Branca começou a carreira ainda adolescente com 15 anos.
09/08/2022 às 12h13PUBLICIDADE
PUBLICIDADE