Feira de Santana

Startup criada em Feira de Santana facilita sistema de cartórios da Bahia

O sistema será utilizado para fazer registros como de casamento, certidão de nascimento e óbito.

31/07/2020 às 15h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação dos Cartórios do Registro Civil da Bahia vai disponibilizar um sistema para todos os cartórios do estado, através da startup BPago, que está sendo desenvolvida por um grupo de engenheiros da computação formados na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O sistema será utilizado para fazer registros como de casamento, certidão de nascimento e óbito. Paulo Freitas, um dos criadores da startup, explicou ao Acorda Cidade que o objetivo da startup é simplificar a vida das empresas, através de tecnologia segura, para utilizarem os serviços financeiros.

“A gente já tinha ajudado essa associação através da nossa plataforma na cobrança de algumas tarifas que eles utilizam e identificamos que a operação do cartório tinha que utilizar alguns sistemas antigos e mais de um sistema. Isso fazia com que o atendimento ficasse mais demorado, então fizemos essa parceria para desenvolver um sistema novo, que será disponibilizado para todo o estado. Um sistema único, onde faz tudo, então o ganho que a população vai ter é um atendimento mais rápido. A segunda versão vai disponibilizar um atendimento eletrônico através da internet, então a gente ajudou os cartórios a realizar a transformação digital deles e com isso eles conseguem atender melhor a população”, afirmou.

Paulo Freitas destacou que a pretensão é avançar com essa parceria até disponibilizar um atendimento 100% digital para a população e com isso levar a solução financeira para todas as cidades onde possui cartório no estado inteiro da Bahia. Por enquanto o sistema está na fase piloto, que é quando alguns poucos cartórios utilizam o sistema para depois ser disponibilizado para todos os cartórios da Bahia.

Emanuel Lima, líder da equipe responsável pela startup, já teve o primeiro filho registrado no sistema que ele mesmo desenvolveu, e conta como foi a experiência.

“Entre esses cartórios que já disponibilizam o sistema está o de Senhor de Bonfim e tive e honra de ter o meu primeiro filho registrado nesse sistema. Foi um prazer muito grande, já tinha um tempo trabalhando nesse sistema. E ter a honra de ter meu filho registrado pelo sistema foi algo incrível”, comemorou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Moradores solicitam sinaleiras na entrada dos bairros Sobradinho e Gabriela_paulojosé_acordacidade (2)

Feira de Santana

Moradores reivindicam sinaleiras na entrada dos bairros Sobradinho e Gabriela

Enquanto a reportagem do Acorda Cidade esteve no local, conseguiu verificar vários flagrantes de irregularidades, inclusive uma colisão.

23/07/2024 às 18h19

ll Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Feira de Santana

ll Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária celebra a produção do campo

O evento começa nesta terça-feira (23) na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar.

23/07/2024 às 18h17

contabilidade

Feira de Santana

ll Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público acontece em Feira de Santana 

O tema é Integridade, Transparência e Controle Social: Como a Contabilidade contribui para o fortalecimento da confiança na Gestão Pública?...

23/07/2024 às 16h16

Engavetamento na Avenida Noide Cerqueira

Feira de Santana

Engavetamento entre 6 veículos deixa duas pessoas feridas em Feira de Santana

Duas pessoas que estavam conduzindo as motocicletas foram atendidas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)....

23/07/2024 às 15h45

Cras do George Américo

Feira de Santana

Prefeitura promove mutirão de atendimento no Cras do George Américo nesta quinta-feira (25)

Na última semana, os mutirões para atualização e inclusão de beneficiários no CadÚnico foram realizados na Matinha e no bairro...

23/07/2024 às 15h44

Comunidade Moita da Onça em Feira de Santana

Reconhecimento

Comunidade Moita da Onça em Feira de Santana é reconhecida oficialmente como território quilombola

O reconhecimento é uma afirmação política que deve trazer visibilidade e empoderamento da comunidade ao garantir acesso a políticas públicas....

23/07/2024 às 13h56

image

Rádio acorda cidade