Enem 2022

Solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência devem ser feitas a partir da próxima segunda (4)

Interessados devem acessar a Página do Participante.

31/03/2022 às 08h12, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil

Começa na próxima segunda-feira (04) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e para justificar ausência nas provas de 2021. O procedimento poderá ser realizado até 15 de abril na Página do Participante.

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, bem como o estudante que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa de estudo integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Já a justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Para justificar a ausência e/ou fazer a solicitação da isenção, o participante precisa informar o CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Os dados precisam ser iguais aos cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

Cronograma

O resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver a solicitação de isenção negada e/ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

governador Jerônimo Rodrigues- Foto- Repórter Ed Santos- Acorda Cidade.jpg1

"Aprovação em massa"

"Se tiver que ser feito ajuste será feito. Eu não vou ter vaidade", diz governador da Bahia após repercussão negativa em fala sobre de portaria da Educação

O governador argumentou que a reprovação recai principalmente sobre os estudantes mais vulneráveis, perpetuando desigualdades sociais e raciais.

21/02/2024 às 16h50

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores

Educação

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação e reivindicam mais professores para Escola

A secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim recebeu as mães em sua sala e também a reportagem do Acorda...

21/02/2024 às 06h35

Jullie Dutra

Educação

A metodologia de ensino tem que ser para a vida, não é só para passar no vestibular", diz vencedora do quadro ‘Quem quer ser um milionário’

Segundo Jullie Dutra, a educação foi a chave para vencer as barreiras e conquistar sonhos, à exemplo do prêmio milionário....

19/02/2024 às 17h55

Inauguração Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo - sala de aula ft paulo josé acorda cidade3

Feira de Santana

Maior escola municipal de Feira de Santana é inaugurada no antigo prédio do Caic

Mais de mil estudantes serão atendidos nos ensinos fundamental e infantil. 

19/02/2024 às 13h12

Inauguração Colégio de Tempo Integral Georgina Erismann

Educação

Com a participação do governador, Colégio de Tempo Integral Georgina Erismann é inaugurado no bairro Olhos D’água 

Foram investidos cerca de R$ 31 milhões.

19/02/2024 às 12h40

Manifestação de pais e responsáveis

Educação

Pais fazem manifestação para cobrar inauguração de escola no Papagaio; secretária afirma que entrega será ainda neste mês

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, que deu retorno à comunidade....

19/02/2024 às 09h22

image

Rádio acorda cidade