Bahia

Sob chuva, baianos celebram dia da padroeira com missas em Salvador

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia recebe fiéis neste domingo. Devotos revelam pedidos diversos: 'que o Bahia não caísse', diz torcedor.

08/12/2013 às 12h49, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Baianos e turistas acordaram cedo neste domingo (8), para homenagear Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A celebração, realizada desde 1550, começou às 5h no bairro do Comércio, em Salvador.
 
O motorista Pedro Braga afirma que foi um dos primeiros féis a chegar. Trazendo uma bicicleta estilizada e trajando uma camisa do Esporte Clube Bahia, ele conta que já fez um pedido à padroeira. "Todo ano venho fazer esse ato religioso. Esse ano, a promessa foi para que o Bahia não caísse [para a segunda divisão]. Próximo ano pedirei a ela para que o Bahia faça o dever de casa certinho", diz.
 
Outra pessoa que acordou cedo para celebrar a santa foi a doméstica Ivanete Conceição, moradora da Fazenda Grande do Retiro. Ela conta que o ato é tradição na família. Este ano ela trouxe uma rosa para oferecer à santa. "Meu pai é Senhor do Bonfim e minha mãe é Nossa Senhora. Faço isso desde pequena. Primeiro foram meus avós, depois meus pais. Hoje vou acompanhar tudo, vou caminhar até o Bonfim", promete, referindo-se à procissão que se inicia após as celebrações na igreja.
 
Desempregada, Ivete conta que pediu à Nossa Senhora que a ajudasse a conseguir um emprego. "Tenho muita esperança de que, se Deus quiser, ela vai me conseguir um emprego".
 
As primeiras missas foram realizadas às 5h, 6h, e 7h deste domingo. Às 9h, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, começou a celebrar a Missa Solene. "Uma devoção que se confunde com a história da cidade e que daqui se erradiou pela Bahia e pelo Brasil. Por isso, teremos a certeza que seremos os primeiros as serem atingidos pela graça do Senhor", disse durante a celebração. 
 
Chuva e fé
 
Nem a chuva afastou os fiéis durante a celebração da Missa Solene. Alguns levaram  guarda-chuvas, outros recorreram às coberturas de casas vizinhas para acompanhar de longe a missa. Mas muitos permaneceram em pé, mesmo na chuva.
 
A aposentada Raimunda Marival Silva, de 67 anos, foi preparada. Ela relata que a celebração da Nossa Senhora da Conceição da Praia é mais especial para ela por ter um filho que faz aniversário neste domingo. "Todo ano venho. Ano passado choveu e pode chover todo ano que eu venho do mesmo jeito", garante.
 
"Estou vendo que mesmo na chuva, ninguém foge do ambiente. Posso não estar vendo todos vocês de guarda-chuva, mas nosso Senhor está. Aprendi na Bahia que a chuva é fonte de graça", disse Dom Murilo Krieger. As informações são do G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade