Feira de Santana

Servidores da Casa do Trabalhador recebem treinamento para atender pessoas LGBTQIA+

O objetivo é qualificar para oferecer um atendimento respeitando a identidade de gênero e orientação sexual de cada indivíduo.

09/08/2021 às 14h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Um Grupo de servidores da Casa do Trabalhador recebeu treinamentos para atender pessoas LBTQIA+. A atividade foi promovida pela Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

O chefe desse setor, Fábio Ribeiro, informou que a formação dos servidores teve o objetivo qualificá-los para o atendimento de pessoas lésbicas gays, travestis e transexuais fazendo um atendimento respeitando a identidade de gênero e a orientação sexual.

"A população trans, LGBT tem dificuldade de ser assimilada em muitas vezes. Então eu trouxe alguns conceitos sobre o que é ser travesti e como respeitar as pessoas", afirmou Fábio.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com ele, é importante que quando essas pessoas procurarem uma repartição pública e sejam bem atendidas. “É importante saber atender e referenciar essas pessoas e atender bem. No caso de uma travesti, saber chamar pelo nome feminino independente do que tenha no documento. E no caso de um homem trans, respeitar a identidade masculina dele", destacou.

O chefe da Divisão de Minorias, também disse que os servidores foram informados que existem empresas inclusivas e que a Casa do Trabalhador pode encaminhar esse público para estas empresas. Ele citou que entre essas empresas a nível nacional se destacam a TIM, Atento, a Natura e outras que estão abrindo o campo de trabalho para a comunidade LGTQIA+.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O que significa LGBTQIA+?

A sigla do movimento LGBT mudou consideravelmente ao longo dos anos. A primeira transformação aconteceu por volta de 1980, quando o termo LGB (lésbicas, gays e bissexuais) substituiu o termo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) na mídia e nas comunidades LGBT. Alguns anos depois, a letra “T” foi incluída para representar os travestis, transexuais e transgêneros.

Com o tempo, novas letras foram incluídas – Q, I, A, P e N – para fazer a inclusão de pessoas com outras orientações sexuais até chegar à sigla utilizada globalmente: a LGBTQIA+. Os significados das letras são:

Lésbicas: mulheres que se identificam com o seu gênero e sentem atração pelo mesmo sexo;

Gays: homens que se identificam com o seu gênero e sentem atração pelo mesmo sexo;

Bissexuais: homens e mulheres que sentem atração sexual ou afetiva por ambos os sexos. Essa orientação sexual é confundida erroneamente com “indecisão”;

Transexuais, travestis e transgêneros: esses termos se referem aos indivíduos que não se identificam com o gênero biológico. Por exemplo, quando uma pessoa atribuída ao gênero masculino no nascimento por razões biológicas não se identifica com ele, mas, sim, com o gênero feminino;

Queer: pessoas que transitam entre os gêneros feminino e masculino. O termo “queer” pertence à língua inglesa e por muito tempo foi utilizado de modo pejorativo. O movimento se apropriou dele para conceder um significativo positivo a ele;

Intersexuais: indivíduos que possuem características femininas e masculinas;

Assexuais: pessoas que não sentem atração sexual por outras, independentemente do seu gênero.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade