Política

Sem acordo entre vereadores, discussão da Lei Orçamentária Anual é adiada para semana que vem

De acordo com o vereador Silvio Dias (PT), a Lei Orçamentária Anual (LOA) é confeccionada com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi votada em setembro. Mas, segundo ele, está em desconformidade com a LDO.

02/12/2021 às 15h06, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Por falta de acordo entre os vereadores, na sessão de hoje (2), a discussão sobre Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), de autoria do executivo municipal para o exercício de 2022, foi adiada para a próxima terça-feira (7), na Câmara de Vereadores.

De acordo com o vereador Silvio Dias (PT), a Lei Orçamentária Anual (LOA) é confeccionada com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi votada em setembro. Mas, segundo ele, está em desconformidade com a LDO.

“Quando nós fomos observar, o prefeito passou por cima e não deu a menor atenção ao que foi alterado na Casa, desconsiderou as alterações, e fez como se a Câmara de Vereadores não existisse. Os vetos que foram derrubados aqui na Casa, o prefeito não publicou. Ele teria um prazo. Então agora nós suspendemos e vamos ouvir a procuradoria da Casa para entender qual o caminho a seguir”, afirmou o vereador.

Silvio Dias declarou que se os vetos aplicados pelo prefeito forem mantidos, a LDO se tornará impraticável.

“Há brechas e lacunas intransponíveis do ponto de vista do controle. Quando você veta, deveria dar outra alternativa. O fato é que a prefeitura não tem tido a atenção devida com a Câmara, como está na nossa constituição, que determina que os poderes são harmônicos. O prefeito tem que executar, a partir do que é aprovado na Casa, e isso não tem sido feito. Não podemos votar uma Lei Orçamentária que está em desacordo com a LDO. Vamos aguardar o posicionamento da procuradoria. Existe um prazo, e se não for votada, o prefeito a partir do ano que vem não poderá contar com todo o orçamento. Por não publicar a derrubada dos vetos que aconteceram na Câmara”, explicou ele, acrescentando que o projeto deve ser votado antes do recesso.

O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal com relação à LOA, o vereador Jurandy Carvalho, salientou que diversos projetos importantes estão em discussão e é preciso que os vereadores analisem bem o documento antes de aprovar ou rejeitar determinado orçamento.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Agora está uma discussão de como a gente fazer as emendas para a LDO do ano que vem. Tem um projeto extremamente importante tramitando nesta Casa, que ocorreu no dia de hoje e vai tramitar na terça-feira, onde o gabinete do prefeito tem R$ 75 milhões, mas desse total R$ 69 milhões vai para a Superintendência de Obras e Manutenção (Soma), que faz a manutenção de toda a cidade. A outra grande discussão é a Secretaria de Comunicação que tem um grande volume de recursos gastos em propaganda. É um projeto de 55 páginas e tenho pedido muito cuidado a essa Casa, pois é preciso ler, para pontuar as ingrisilhas do projeto para se fazer uma discussão coerente”, destacou.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade