Daniela Cardoso
Feira de Santana
Segundo Procon, energia só pode ser cortada depois da comprovação do débito
De acordo Jorge Marques, se não estiver ninguém em casa o corte não pode ser realizado.
Segundo Procon, energia só pode ser cortada depois da comprovação do débito
Segundo Procon, energia só pode ser cortada depois da comprovação do débito
Segundo Procon, energia só pode ser cortada depois da comprovação do débito
Segundo Procon, energia só pode ser cortada depois da comprovação do débito
Após a prestação de queixa por agressão de duas irmãs contra o motorista de uma empresa que presta serviços a Coelba e de elas terem alegado que houve o corte de energia mesmo com os recibos pagos, o superintendente do Procon de Feira de Santana, Jorge Marques, explicou quais são os direitos dos consumidores com relação ao corte do fornecimento de energia ou água.
“O direito do consumidor é pagar as faturas em dias, mas quando há atraso na conta, para ter o fornecimento suspenso a empresa tem que mandar uma ordem de corte, assim o consumidor vai saber até que data ele pode pagar a conta para que não ocorra o corte”, explicou.
Jorge Marques disse também que a empresa não pode mandar as prestadoras de serviço cortar a água ou energia de forma aleatória. De acordo com ele, se não estiver ninguém em casa o corte não pode ser realizado.
“É necessário ter alguém em casa para que exista a comprovação de que o recibo está pago ou não. Caso a suspensão do serviço seja feita e o recibo já esteja pago, a prestadora de serviço não tem responsabilidade e sim a Coelba que é a empresa fornecedora”, explicou.
O superintendente informou que todas as pessoas que passarem por essa situação devem procurar o juizado de pequenas causas e abrir um processo por danos morais. “O Procon é um órgão administrativo e não pode aplicar multa referente a danos morais ou materiais”, afirmou.
Relembre o caso
Duas irmãs, moradoras da rua D, Conjunto Morada das Árvores, prestaram queixa na última sexta-feira (27), por agressão, contra o motorista de uma empresa que presta serviços a Coelba. Suzane Brandão Carvalho, uma das vítimas, contou ao Acorda Cidade, que na sexta-feira, por volta das 16h, o carro Uno branco de placa MKJ 5791, da empresa, chegou a sua residência para fazer o corte da luz. De acordo com ela, os recibos estavam pagos e quando a sua irmã, Ana Cristina Carvalho da Silva, tentou questionar o motivo do corte da energia, o motorista acelerou o carro e a arrastou por cerca de 100 metros. Segundo Suzane, ao tentar segurar a sua irmã ela também foi arrastada e roupa de Ana Cristina chegou a rasgar. Ela conta que a irmã estava segurando na porta do motorista e não conseguiu tirar o braço.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
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