Olimpíada Brasileira de Matemática

Segunda etapa da 16ª edição da Obmep será realizada no dia 6 de novembro; professor orienta estudantes

De acordo com o coordenador, a prova terá duração de 3 horas e os estudantes que possuem necessidades especiais, esse tempo é elevado para 4 horas.

31/10/2021 às 16h46, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Os exames da segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), serão realizados no próximo dia 6 de novembro em todo o Brasil.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o professor de matemática e também coordenador regional da Obmep, Carlos Henrique Carneiro, destacou que o objetivo da olimpíada é estimular e promover o ensino de matemática em todo o país.

"Já estamos na 16ª edição da prova e vem com esse intuito de promover e descobrir os talentos em matemática. A Obmep não se restringe apenas à prova propriamente dita, mas promove essa descoberta dos talentos e integra as escolas públicas para o ensino acadêmico, então existe essa integração que é muito forte, até porque os alunos são premiados, bolsas são oferecidas por universidades públicas, além de ganhar também bolsas de estudos em faculdades particulares", afirmou.

De acordo com o coordenador, a prova terá duração de 3 horas e os estudantes que possuem necessidades especiais, esse tempo é elevado para 4 horas.

"Essa prova é feita de forma nacional, então é será realizada apenas no dia 6 de novembro em todo o Brasil e a previsão de início, é a partir das 14h30. Aqui em Feira de Santana, nós teremos provas nas escolas Polivalente, Escola da Polícia Militar, Ernesto Carneiro, Helena Assis, Luiz Viana, Colégio Modelo, além de outras unidades espalhadas nos distritos como Bonfim de Feira, Jaíba e Matinha", explicou.

Ainda segundo o professor Carlos Henrique, a prova contará com seis questões subjetivas.

"A prova é toda subjetiva com seis questões abertas, o aluno pode fazer a prova toda a lápis, não tem problema nenhum, ele só pode entrar na sala da prova com estes materiais, lápis, caneta e borracha e os conteúdos a serem revisados, são os conteúdos dados em sala de aula mesmo. Por exemplo, a prova é dividida em três níveis, os alunos do 6º e 7º ano do Fundamental II, os alunos do 8º e 9º também do Fundamental II e o nível 3, que são os alunos do Ensino Médio. São questões de raciocínio lógico, questões de matemática básica e os próprios estudantes podem acessar o site da Obmep, onde vão encontrar provas antigas com resoluções de questões, lista de exercícios, são ótimos aliados para quem quer revisar", disse ao Acorda Cidade.

Por conta da pandemia da Covid-19, muitos estudantes desistiram de realizar as provas.

"Como as inscrições da primeira fase aconteceram em 2020 antes da pandemia, nós tivemos um recorde com 100% das escolas inscritas em nosso município de Feira de Santana com cerca de 55.768 alunos, mas por conta da pandemia, muitas escolas não realizaram a primeira fase, então apenas 1.115 alunos irão participar da segunda fase das provas", concluiu.

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Estágio III – equivalente ao 4º e 5º ano do ensino fundamental – também fazem o exame.

A Obmep nível A tem apenas uma fase avaliativa, composta por uma prova com 15 questões objetivas de múltipla escolha.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade