Em Brasília

Secretários municipais de Santo Antônio de Jesus buscam investimentos no Ministério da Cidadania

Entre as demandas estão repasses para obras e implantação de centros de assistência social, projetos de cultura e turismo e requalificação de equipamentos esportivos.

09/04/2021 às 13h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Secretários de Assistência Social, de Cultura, Turismo e Juventude, de Infraestrutura e de Esportes e Lazer, além do superintendente de Convênios de Santo Antônio de Jesus, tiveram uma semana de audiências em Brasília junto ao ministro da Cidadania, João Roma, e parlamentares do governo federal. A agenda foi acompanhada pelos vereadores Chico de Dega, Caíque Barbosa e Tia Adriana.

Em reunião com o Ministro da Cidadania, a secretária de Assistência Social, Andressa Andrade, solicitou transferência de recursos, especialmente financiamento para estruturação de um Centro POP Rua e um Centro Dia para idosos e portadores de necessidades especiais, além de equipe volante para atendimento qualificado a comunidades tradicionais formadas por agricultores familiares, ciganos, quilombolas e pessoas de religião de matriz africana.

Para somar à estrutura da Assistência Social e ampliar os serviços oferecidos à população, a titular da pasta também buscou a estruturação e investimento para quatro novas unidades de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de um veículo para apoio ao programa Criança Feliz. Um termo de aceite para recebimento de cestas básicas emergenciais também foi entregue ao ministro seguindo a portaria nº 618/2021. Andressa também se reuniu com a deputada federal, Tia Eron, e discutiu projetos de empreendedorismo social e cultural direcionado a mulheres.

Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito apresentou projetos da pasta para o ministro como a requalificação da biblioteca municipal e da praça das vans, renovação de cessão e estruturação do espaço do São João com intuito de transformá-lo em espaço multieventos cujo projeto já foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Uma proposta de criação de rota turística rural com foco no empreendedorismo de produtores rurais e fortalecimento da economia solidária também foi apresentada ao ministro. Silvia também dialogou com Tia Eron pautando estratégias para o fortalecimento do empreendedorismo social direcionado à cultura e turismo. João Roma destacou a importância dos projetos exibidos e se comprometeu a realizar os encaminhamentos junto aos órgãos do Governo Federal com vistas a garantir o apoio necessário.

Seguindo a agenda, o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Mercês, discutiu junto a João Roma itens como a implantação do programa Brasil em Campo e do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), além do apoio para requalificação de equipamentos esportivos. Os pleitos também foram buscados junto aos deputados federais, Adolfo Viana e Félix Mendonça.

O superintendente de Convênios, Marinaldo Cardoso, entregou um relatório ao ministro sobre convênios pendentes junto ao governo federal que somam mais de R$ 2 milhões para que João Roma tente, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Casa Civil, a liberação dos repasses que serão direcionados a obras no município.

O titular da Seinfra, André Araújo, apresentou ao ministro João Roma projetos arquitetônicos da praça Pirajá e do espaço do São João com os respectivos orçamentos e, junto ao superintendente de Convênios, se reuniu na superintendência da Caixa Econômica Federal para discutir a liberação dos recursos de convênios que dependem de repasse do governo federal.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade