Acorda Cidade
Para comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza a Campanha pela Visibilidade Trans com peças publicitárias, onde o público trans local se vê representado. O objetivo é conclamar a sociedade a entender a importância do respeito ao nome social e à inclusão no mercado formal de trabalho para a população trans.
Com o texto 'Minhas roupas mudaram; Meus sapatos mudaram; Meu cabelo mudou; Minha postura mudou; Se tudo está diferente, por que meu nome no documento deveria continuar igual?', a campanha chama atenção ao tratamento pelo nome que melhor representa a identidade de gênero de Travestis e Transexuais. As peças, veiculadas nas redes sociais do Governo e da Antra, convidam ainda a colocar na pauta do Congresso a lei que desburocratiza a mudança do nome nos documentos, por meio do abaixo assinado no site do Avaaz.
O lançamento, na sexta-feira (27), realizado em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), integrou a programação da OcupaDinha pela Visibilidade Trans, no Largo da Dinha, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, que levou ao espaço transexuais e travestis baianos, além de simpatizantes da causa.