Educação

Secretaria de Educação inicia matrícula do ano letivo 2021 da rede municipal

A previsão é que as aulas sejam iniciadas ainda em agosto, no modelo de ensino híbrido

09/08/2021 às 17h35, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A matrícula para o ano letivo de 2021 começou esta segunda-feira (9), e segue até o dia 20 na Educação municipal. Devem comparecer às unidades de ensino apenas os estudantes que desejam ingressar numa escola da Rede Municipal; os alunos já matriculados, que acabaram de concluir o ano letivo de 2020, têm sua vaga assegurada automaticamente.

A previsão é que as aulas sejam iniciadas ainda no mês de agosto, no modelo de ensino híbrido, com aulas semipresenciais e a expectativa de atender a 52 mil estudantes nas 207 escolas.

E já teve quem garantiu a vaga logo cedo. Lair Santos efetuou sua matrícula como estudante do estágio III da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Maria Antonia da Costa. Ele contou que “não vê a hora das aulas começarem”.

“Estou muito ansioso. Com a pandemia tive que parar meus estudos, mas dessa vez estou retornando e vou até o fim”, conta Lair. Para ele, o estudo é fundamental, independente da idade. “Eu estou sentindo ‘na pele’ o quanto a falta de estudo é complicada. É difícil procurar um emprego, ter uma oportunidade, por isso, quero me empenhar muito para estudar esse ano”, completa.

Kenia Pereira, mãe de Maicon Barbosa, 16 anos, também garantiu a matrícula do filho. A escolha da Escola Maria Antonia da Costa foi estratégica. “Além de ser próxima de casa, é uma referência de ensino de qualidade. Ouço falar muito bem e quero completar meus estudos numa escola boa”, afirma Kênia.

Maicon Barbosa veio de Goiânia e agora vai estudar pela primeira vez em Feira. Ele vai cursar o Estágio V da EJA. Por conta da pandemia, ficou um ano sem estudar, uma vez que a cidade de onde veio não ofereceu alternativa. “É diferente voltar depois de tanto tempo, vai ser uma surpresa, ainda mais no modelo semipresencial. A expectativa é que dê tudo certo”, relata Maicon.

Documentos necessários

Para a matrícula, os novos estudantes devem apresentar na unidade escolar: histórico escolar (original); original e cópia da certidão de registro civil ou da cédula de identidade; CPF; 1 foto 3 x 4 recente do estudante; cópia e original do cartão de vacinação atualizado. Para o estudante beneficiário do programa Bolsa Família, também é solicitado cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável legal, com o respectivo original.

Já o aluno que deseja renovar a matrícula no turno oposto ao que estuda atualmente, os responsáveis devem informar à escola a intenção, porém a mudança será condicionada à existência de vaga no horário pretendido. Os estudantes que têm alguma pendência na documentação devem ficar atentos à quitação deste trâmite, pois a matrícula só será renovada após a regularização do caso.

As famílias que mudaram de endereço ou de contato devem atualizar as informações nas unidades escolares.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade