Feira de Santana

Secretaria de Agricultura promove ações de enfrentamento à seca em Feira de Santana

Ele informou que a Secretaria de Agricultura vem atuando com relação à questão da convivência com a seca.

Secretaria de Agricultura promove ações de enfrentamento à seca em Feira de Santana Secretaria de Agricultura promove ações de enfrentamento à seca em Feira de Santana Secretaria de Agricultura promove ações de enfrentamento à seca em Feira de Santana Secretaria de Agricultura promove ações de enfrentamento à seca em Feira de Santana

Laiane Cruz

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana está promovendo ações de enfrentamento para combate aos efeitos da estiagem prolongada na zona rural do município. Durante a semana, técnicos do órgão estão em campo fazendo levantamento de locais emergenciais para ampliação de aguadas, conforme explicou o secretário municipal de agricultura, Joedilson Machado, sobre a iniciativa.

Ele informou que a Secretaria de Agricultura vem atuando com relação à questão da convivência com a seca. “Nós estamos agora no auge do verão e isso faz com que a solicitação por água aconteça diariamente. Dentro desse contexto, a nossa secretaria disponibilizou na zona rural três carros-pipa, que fazem parte da frota do município, fizemos a licitação de mais cinco carros, e a Defesa Civil diante da situação de emergência que o prefeito decretou está disponibilizando mais cinco. Então nós temos hoje doze veículos levando água diariamente para a população rural, inclusive temos uma unidade que trabalha de domingo a domingo tentando minimizar a falta de água”, afirmou Jodilson Machado.

O secretário destaca que além dos estudos para ampliar as aguadas, a secretaria também vem realizando a distribuição de sementes adaptadas ao clima quente do município e a distribuição de umbus e cajus, para que caso o agricultou perca o seu plantio de subsistência, que na região é caracterizado pelo plantio do feijão e do milho, ele tenha uma fonte de renda suplementar.

“A seca acontece nos oito distritos, e cada um tem suas características. Mas em Jaguara, Bonfim de Feira e Ipuaçu, a seca vem atuando com maior intensidade. Por isso nós atuamos nas áreas mais críticas”, disse Joedilson Machado.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.