Cursos técnicos

SEC divulga resultado parcial do sorteio eletrônico de 3.380 vagas para cursos do Pronatec

Selecionados deverão comparecer às unidades escolares onde o curso será ministrado, no período de 24 e 25 de março, para apresentação dos documentos.

21/03/2022 20h16, Por Andrea Trindade

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou nesta segunda (21), o resultado parcial do sorteio eletrônico para o ingresso de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (Mmediotec) e nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ambas na modalidade de ensino presencial. Os candidatos interessados podem entrar com um recurso até o dia 23 de março e o resultado final será divulgado na próxima quinta-feira (24), no Portal da Educação.

>> Veja o resultado parcial: https://bit.ly/3wqzIhs

>> Acesse os editais no endereço https://bit.ly/3vVjBIt

Com a aula inaugural marcada para o dia 28, os estudantes selecionados deverão comparecer às unidades escolares onde o curso será ministrado, no período de 24 e 25 de março, para apresentação dos documentos indicados no edital. 

Foram ofertadas 425 vagas para os cursos do Mediotec, distribuídas em três Eixos Tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio, totalizando 17 turmas composta por 25 estudantes. A carga horária dos cursos técnicos ofertados varia entre 800 e 1.000 horas. Os estudantes do Ensino Médio do 1º ou 2º ano regularmente matriculados na rede estadual de ensino realizarão o curso no contraturno do Ensino Regular. A modalidade inclui cursos técnicos de Vendas, Paisagismo, Hospedagem e Administração.

Para as turmas do Pronatec nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas quotas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, foram destinadas 3.455 vagas, neste caso para estudantes do Ensino Fundamental até o egresso da rede pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

Os cursos FIC têm o objetivo de preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Trata-se de um curso compacto, de curta duração, que visa a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização profissional do estudante em todos os níveis de escolaridade.

Esses cursos rápidos, de 160 a 240 horas, serão distribuídos em sete Eixos Tecnológicos e 18 cursos de qualificação profissional ou de FIC, em um total de 125 turmas, distribuídas por 106 municípios nos 27 territórios. A novidade é que agora as aulas voltam a ser presenciais, com turmas compostas por 25 a 30 alunos, e será concedido auxílio estudantil aos que estiverem matriculados nos cursos do Pronatec e Mediotec, no valor de R$ 10 por dia de aula, efetivamente frequentada, para custeio de transporte e alimentação.

De acordo com o subsecretário da SEC, Danilo Souza, as vagas representam mais possibilidades para a juventude.

“Estamos colocando à disposição mais uma opção de formação com o foco no mercado de trabalho e na construção das competências e habilidades para os nossos jovens. Dentro da escola as oportunidades se multiplicam e, com isso, podemos construir uma política social com grande impacto para toda comunidade”.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal comentou sobre os cursos e ressaltou que o sorteio foi realizado conforme o edital, considerando a política de cotas e a transparência pública. "Os estudantes tiveram a oportunidade de realizarem as inscrições através de formulários, e cada curso escolhido tem um total de vagas. O sistema embaralha os dados e classifica de forma aleatória as pessoas que serão chamadas e as que ficarão em uma lista de espera, caso haja alguma desistência. O processo torna a escola cada vez mais cidadã, inclusiva e mantém a sua diversidade com as características regionais”.

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade