Cursos técnicos

SEC divulga resultado parcial do sorteio eletrônico de 3.380 vagas para cursos do Pronatec

Selecionados deverão comparecer às unidades escolares onde o curso será ministrado, no período de 24 e 25 de março, para apresentação dos documentos.

21/03/2022 às 20h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou nesta segunda (21), o resultado parcial do sorteio eletrônico para o ingresso de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (Mmediotec) e nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ambas na modalidade de ensino presencial. Os candidatos interessados podem entrar com um recurso até o dia 23 de março e o resultado final será divulgado na próxima quinta-feira (24), no Portal da Educação.

>> Veja o resultado parcial: https://bit.ly/3wqzIhs

>> Acesse os editais no endereço https://bit.ly/3vVjBIt

Com a aula inaugural marcada para o dia 28, os estudantes selecionados deverão comparecer às unidades escolares onde o curso será ministrado, no período de 24 e 25 de março, para apresentação dos documentos indicados no edital. 

Foram ofertadas 425 vagas para os cursos do Mediotec, distribuídas em três Eixos Tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio, totalizando 17 turmas composta por 25 estudantes. A carga horária dos cursos técnicos ofertados varia entre 800 e 1.000 horas. Os estudantes do Ensino Médio do 1º ou 2º ano regularmente matriculados na rede estadual de ensino realizarão o curso no contraturno do Ensino Regular. A modalidade inclui cursos técnicos de Vendas, Paisagismo, Hospedagem e Administração.

Para as turmas do Pronatec nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas quotas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, foram destinadas 3.455 vagas, neste caso para estudantes do Ensino Fundamental até o egresso da rede pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

Os cursos FIC têm o objetivo de preparar o estudante para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Trata-se de um curso compacto, de curta duração, que visa a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização profissional do estudante em todos os níveis de escolaridade.

Esses cursos rápidos, de 160 a 240 horas, serão distribuídos em sete Eixos Tecnológicos e 18 cursos de qualificação profissional ou de FIC, em um total de 125 turmas, distribuídas por 106 municípios nos 27 territórios. A novidade é que agora as aulas voltam a ser presenciais, com turmas compostas por 25 a 30 alunos, e será concedido auxílio estudantil aos que estiverem matriculados nos cursos do Pronatec e Mediotec, no valor de R$ 10 por dia de aula, efetivamente frequentada, para custeio de transporte e alimentação.

De acordo com o subsecretário da SEC, Danilo Souza, as vagas representam mais possibilidades para a juventude.

“Estamos colocando à disposição mais uma opção de formação com o foco no mercado de trabalho e na construção das competências e habilidades para os nossos jovens. Dentro da escola as oportunidades se multiplicam e, com isso, podemos construir uma política social com grande impacto para toda comunidade”.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal comentou sobre os cursos e ressaltou que o sorteio foi realizado conforme o edital, considerando a política de cotas e a transparência pública. "Os estudantes tiveram a oportunidade de realizarem as inscrições através de formulários, e cada curso escolhido tem um total de vagas. O sistema embaralha os dados e classifica de forma aleatória as pessoas que serão chamadas e as que ficarão em uma lista de espera, caso haja alguma desistência. O processo torna a escola cada vez mais cidadã, inclusiva e mantém a sua diversidade com as características regionais”.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

governador Jerônimo Rodrigues- Foto- Repórter Ed Santos- Acorda Cidade.jpg1

"Aprovação em massa"

"Se tiver que ser feito ajuste será feito. Eu não vou ter vaidade", diz governador da Bahia após repercussão negativa em fala sobre de portaria da Educação

O governador argumentou que a reprovação recai principalmente sobre os estudantes mais vulneráveis, perpetuando desigualdades sociais e raciais.

21/02/2024 às 16h50

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores

Educação

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação e reivindicam mais professores para Escola

A secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim recebeu as mães em sua sala e também a reportagem do Acorda...

21/02/2024 às 06h35

Jullie Dutra

Educação

A metodologia de ensino tem que ser para a vida, não é só para passar no vestibular", diz vencedora do quadro ‘Quem quer ser um milionário’

Segundo Jullie Dutra, a educação foi a chave para vencer as barreiras e conquistar sonhos, à exemplo do prêmio milionário....

19/02/2024 às 17h55

Inauguração Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo - sala de aula ft paulo josé acorda cidade3

Feira de Santana

Maior escola municipal de Feira de Santana é inaugurada no antigo prédio do Caic

Mais de mil estudantes serão atendidos nos ensinos fundamental e infantil. 

19/02/2024 às 13h12

Inauguração Colégio de Tempo Integral Georgina Erismann

Educação

Com a participação do governador, Colégio de Tempo Integral Georgina Erismann é inaugurado no bairro Olhos D’água 

Foram investidos cerca de R$ 31 milhões.

19/02/2024 às 12h40

Manifestação de pais e responsáveis

Educação

Pais fazem manifestação para cobrar inauguração de escola no Papagaio; secretária afirma que entrega será ainda neste mês

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, que deu retorno à comunidade....

19/02/2024 às 09h22

image

Rádio acorda cidade