Feira de Santana
Sebrae promove ações para fortalecer a economia local
Em Feira de Santana, 95% das empresas ativas são de pequeno porte, cerca de 50.844, a maioria ligada ao comércio e prestação de serviços.
05/10/2015 às 15h32, Por Andrea Trindade
Laiane Cruz
O Sebrae de Feira de Santana promoveu na manhã desta segunda-feira (5) o Dia do Movimento Compre do Pequeno Negócio, em comemoração ao Dia da Pequena Empresa, celebrada nesta data. O programa foi lançado em agosto e visa conscientizar a sociedade acerca do consumo de produtos e serviços das micro e pequenas empresas, para fortalecer a economia local.
Em Feira de Santana, 95% das empresas ativas são de pequeno porte, cerca de 50.844, a maioria ligada ao comércio e prestação de serviços. De acordo com o gerente da Unidade Regional do Sebrae Feira de Santana, Isailton Reis, essas empresas geram 52% dos empregos formais no município e contribuem com 27% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB).
“No contexto desse movimento, em que vamos a cada município baiano, há a Lei da Pequena Empresa. Essa lei implantada no município permite que ele possa ter critérios legais de priorizar a compra no pequeno negócio. Em Feira de Santana foi onde tivemos o maior número de adesão dos empresários”, disse Isailton Reis.
Para participar, o empresário deve entrar no site www.compredopequeno.com.br e aderir ao processo. Durante a adesão o interessado receberá algumas informações, kits, material para divulgação, que ajudarão a fortalecer a ideia.
Ele falou ainda o comportamento das empresas locais diante do atual cenário econômico. “Existem empresas que estão tendo consequências com a crise e outras menos, porque descobriram um nicho de mercado em que mesmo nesse momento elas podem sobreviver. Mas no geral as pequenas empresas têm conseguido caminhar frente a esse cenário”, afirmou.
Isailton Reis afirma que antes de uma empresa passar pelo processo de falência, ele aconselha seus proprietários a procurarem o Sebrae para uma avaliação. “A gente aguarda que antes de um processo de quebra, a empresa nos procure para um processo de avaliação. Nos colocamos à disposição, para que ela possa avaliar melhor o seu negócio, se a melhor alternativa nesse momento de é de fechar ou criar outras alternativas para a continuidade da empresa”, ressaltou.
De acordo com ele, para se iniciar um pequeno negócio é necessário fazer uma avaliação pessoal a fim de identificar a sua experiência e o seu desejo por determinado tipo de atuação. “Mas só isso não basta. Tem que partir também para uma avaliação de mercado, e identificar uma oportunidade. A partir desse momento deve-se fazer um plano detalhado de negócios”, orientou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Mais Notícias

Feira de Santana
Workshop sobre curso de inglês gratuito reúne várias pessoas neste sábado (2) em Feira de Santana
A ação teve como objetivo avaliar o nível de inglês dos participantes para assim direcioná-los para os diferentes níveis de...
02/12/2023 às 17h46

Feira de Santana
Ação solidária arrecada rações e medicamentos para doar a ONGs de proteção animal em Feira de Santana
As entregas das doações podem ser feitas até o fim do mês na Rua Rodrigues de Freitas, nº 490, 1º...
02/12/2023 às 17h45

Feira de Santana
Santa Bárbara será festejada dia 4 com missa, procissão e o tradicional caruru no Centro de Abastecimento
As homenagens começam às 7h na Paróquia Senhor dos Passos, de onde sairá a imagem da santa em procissão para...
01/12/2023 às 17h34

Feira de Santana
Segunda edição da revista 'Na Matinha Tem' será lançada nesta sexta-feira (1º)
A segunda edição da revista possui 88 comerciantes com 16 páginas e serão distribuídas 1.500 unidades de forma gratuita.
01/12/2023 às 15h38

Feira de Santana
Prefeito assina ordem de serviço para construção de 21 quadras poliesportivas no valor de R$ 22 milhões
Além da construção, foi autorizado a implantação da rede de fibra óptica nas escolas municipais, custando cerca de R$ 20...
01/12/2023 às 15h22

Feira de Santana
Familiares buscam mulher desaparecida desde 26 de novembro
Quem tiver informações pode entrar em contato com a família através do número: (75) 99204-6207.
01/12/2023 às 14h35