Cuidado com a Saúde

Vai viajar para a praia? Saiba como se proteger do calor extremo

No verão, é preciso adotar alguns cuidados para não ser vítima de um calor muito extremo.

25/12/2023 às 20h05, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Calor
Foto: iStock

No verão e nas férias de final de ano, um dos destinos mais procurados são as praias. Com as fortes ondas de calor, de fato, é bastante atrativo.

Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados para se proteger das fortes ondas de calor e das temperaturas altas que acometem esta época do ano. Muita exposição ao calor, sem os devidos cuidados, pode causar uma série de problemas como queda de pressão, insolação, desidratação e até mesmo evoluir para casos clínicos mais sérios.

Mas como aproveitar a praia com segurança?

Mesmo que o foco de uma viagem para a praia seja se refrescar, descansar e curtir, alguns pontos merecem um pouco mais de atenção para não tornar a viagem um verdadeiro pesadelo.

O uso de protetor solar deve ser visto como obrigatório. Para proteger dos raios nocivos do sol e da exposição, o ideal é um protetor com fator de proteção solar (FPS) adequado, necessitando ser reaplicado a cada duas horas ou toda vez que entrar no mar ou na piscina.

O uso de roupas leves e com tecidos claros também evita o superaquecimento do corpo. Tecidos respiráveis, como os feitos de algodão, ajudam a manter o corpo fresco e ventilado. Além disso, o uso de óculos de sol (de marcas confiáveis) e chapéus pode ajudar ainda mais a se proteger do calor e evitar problemas.

A hidratação é fundamental. Beber bastante água e líquidos como água de coco ou isotônicos ajuda a manter um equilíbrio dos sais minerais do corpo e evita quadros de desidratação. Bebidas alcoólicas, cafeína e refrigerantes devem ser evitados.

Observar os sinais do corpo é essencial. Identificar sinais de insolação ou aumentos excessivos da temperatura corporal é ideal para evitar que se tornem algo grave.

Ao sentir-se excessivamente quente, use toalhas úmidas ou roupas molhadas para se refrescar.

Além disso, com o calor e a falta de chuva, cidades litorâneas podem sofrer com a falta de umidade no ar. Uma dica é buscar o valor de purificador de ar para deixar no local onde a hospedagem está sendo feita e sempre prezar por um ar mais puro e úmido, o que ajuda a evitar eventuais problemas respiratórios que podem surgir nessas condições.

Ao se preparar para uma viagem à praia, é essencial adotar medidas abrangentes para se proteger do calor extremo e garantir uma experiência segura e agradável. Desde a escolha adequada de protetor solar até o conhecimento de todos os sinais, cada precaução contribui para um momento mais tranquilo e agradável, e, desta forma, é possível curtir uma das melhores épocas do ano.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade