Saúde

Vacinação para bebês está disponível nas Unidades de Saúde de Feira de Santana; veja como vacinar

Aplicação da BCG é feita somente nas unidades de referência.

03/07/2023 às 11h06, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Secom

Uma das primeiras medidas a serem tomadas após o nascimento do bebê é iniciar o calendário vacinal. Em Feira de Santana, as doses para cada faixa etária estão disponíveis nas Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.

Para ser imunizado, os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar certidão ou declaração de nascimento emitida pelo hospital, cartão SUS e caderneta de vacina do menor.

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, a recomendação é que no primeiro ano de vida, a criança receba os imunizantes que protegem contra tuberculose, hepatite, febre amarela, sarampo, pneumonia, paralisia infantil, meningite, diarreia, tétano, caxumba e catapora.

São elas: BCG, hepatite B, hexavalente, pneumo13, rotavírus penta, meningocócica B e ACWY, pentavalente, febre amarela, tetra viral, meningocócica C e hepatite A.

Para a mãe, Jaqueline Costa, além da proteção, vacinar é um gesto de amor. “O principal cuidado, para mim, é este de vacinar e fazer os exames que o médico solicita. Minha filha tem cinco dias e eu nem estou recebendo visitas em casa, só depois de tomar as primeiras doses para que ela não seja exposta a nenhum risco”, declarou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, explica que o sistema imunológico dos pequenos ainda é imaturo, fator que pode gerar complicações ao contrair certas doenças.

“Com a pandemia, observamos uma queda na vacinação, principalmente de bebês. Em 2022, a taxa de aplicação de BCG e hepatite B, imunos que a criança deve tomar nos primeiros dias de vida, não chegou a 60%. É importante que os pais levem seus filhos até as unidades. Não podemos deixar que os pequenos sofram danos que podem ser evitados”, frisou.

A coordenadora ainda destaca que a aplicação da BCG é feita somente nas unidades de referência, como Hospital da Mulher; UBSs do Cassa, Caseb I, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira, Serraria Brasil e Subaé; USFs das Baraúnas, Caseb II, Jardim Cruzeiro e CSU (Centro Social Urbano). Porém, as demais são feitas em qualquer unidade da atenção básica.

Em caso de dúvidas sobre qual imunizante a criança precisa tomar no momento, a orientação é que os responsáveis procurem a unidade de saúde em que a família está referenciada ou o agente comunitário de saúde do local para obter os esclarecimentos.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade