Feira de Santana

UPA do Clériston registra superlotação e pacientes aguardam por mais de 7 horas

Muitos pacientes alegaram que a unidade estava sem médico.

18/01/2024 às 17h26, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

UPA do HGCA
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade foi solicitada na tarde desta quinta-feira (18), para comparecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana.

Já se passava das 16h, e muitos pacientes alegaram que os atendimentos estavam restritos, inclusive aguardavam há mais de 7 horas.

Moradora do Conjunto Feira VII, Noelice Santos Jesus Gomes, informou À reportagem do Acorda Cidade que chegou no local por volta de 11h com muitas dores nas pernas, mas não havia previsão para atendimento.

“Está super lotado lá dentro, estou sentindo fortes dores nas pernas, estou sem comer, não almocei, não sei que horas vou ser atendida e pelo que sei, tem 18 pessoas na minha frente”, relatou.

Acompanhando o pai, Marinalva Cardoso chegou a UPA por volta de 9h40. Sem atendimento, a moradora do conjunto Luiz Eduardo também reclamou da demora.

“Nós chegamos por volta de 9h40, meu pai usa sonda, ele está sentindo muita dor, é um idoso de 89 anos e ainda não foi atendido, nem sequer chama. Meu pai veio de Antônio Cardoso, já são quatro meses usando esta sonda, precisa fazer uma cirurgia na próstata, não fez ainda e sente muitas dores”, contou.

Vaneide Silva também estava como acompanhante. Ao Acorda Cidade, ela contou que a paciente esteve no último sábado (13) com pressão alta, mas foi liberada, pois não teve atendimento.

“Nós estamos aqui desde 11h, estou acompanhando a paciente que está com pressão alta. Nós estivemos aqui no sábado, ela fez o processo da triagem, não teve médico para atender, então voltamos para casa e hoje novamente a situação piorou. Até então não tem médico para atender, é o que falam, outros dizem que está lotado lá dentro, mas estamos esperando”, afirmou.

Superlotação também em unidades municipais de saúde

A Prefeitura de feira de Santana informou em seu site que que a Upa da Queimadinha que está com todos os 14 leitos ocupados. Na publicação a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outras unidades e policlínicas.

Em Feira de Santana, 23 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar nesta quarta-feira (17). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Do total, 14 pacientes aguardam na UPA Queimadinha, três na UPA Mangabeira e seis nas policlínicas municipais: Parque Ipê (2), George Américo (2), Rua Nova (1) e São José (1).

A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual de Feira de Santana esclareceu por meio de nota enviada ao Acorda Cidade, que enfrenta uma superlotação, demandando esforços extras da equipe. A nota diz ainda que “a prioridade é a segurança dos pacientes, concentrando recursos nos casos mais graves e urgentes. Ressaltamos que não há falta de médicos; eles estão dedicados ao cuidado de pacientes, muitos em estado grave. Lamentamos eventuais transtornos e trabalhamos para otimizar o atendimento, reconhecendo a importância do acesso rápido e eficaz à saúde.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente isto não nos surpreende pois há algum tempo o sistema de saúde da nossa cidade tem sido deficiente precisamos que as nossas autoridades procure melhorar o nosso sistema de saúde pois é a nossa população que sofre as consequências

  2. Pelos relatos muitos pacientes deveriam estar sendo acompanhados em ambulatório, na rede básica e pelos agentes de saúde, em casa, por serem pacientes crônicos. A refe básica falha e implode o pronto atendimento. Situação recorrente e spfrida para os pacientes e familiares.

  3. Ano passado, levamos minha sogra lá na Upa depois dela apresentar quadro de febre uns 2 a 3 dias que tinha feito um procedimento no esôfago…era quase 19:00 quando chegamos, tinha gente dizendo que estava lá desde 7 da manhã…desistimos e fomos pra UPA da Queimadinha. Absurdo!!

  4. Cadê o Zé neto., pra olhar pra essa covardia com o povo. Ele é líder do governo e é candidato a prefeito. Desse jeito você nem ganha a prefeito e esse gonverninho vai cai.

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade