Saúde

UBS podem paralisar atividades por falta de pagamento; secretária de saúde relata que recursos foram repassados à Imaps

O prefeito Colbert Martins afirma que o município está pagando as empresas e que é importante que esses pagamentos sejam repassados ​​aos funcionários.

25/04/2023 às 20h01, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Por falta de pagamento, as Unidades Básicas de Saúde ameaçam constantemente paralisar as atividades. Ao Acorda Cidade, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, relatou que ficou sabendo sobre a situação de forma extraoficial, por meio de grupos de WhatsApp.

“Na semana passada, fizemos um repasse para a empresa no valor aproximado de R$ 1 milhão e 400 mil, e entendemos que esses pagamentos que repassamos foram realizados para pagar essas pessoas. Hoje estamos fazendo um novo pagamento para a empresa e esperamos que seja solucionado o problema”, abordou.

A secretária destacou que sua equipe faz contato com a empresa Imaps e em alguns casos notifica as ocorrências.

Secretária de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Procuramos falar com eles, para que façam cumprir o contrato. Eu espero que as unidades de saúde não parem, já que os pagamentos estão sendo realizados. Antes da Micareta, a empresa realizou o pagamento a uma equipe de médicos”, contou.

Falta de medicamentos

Um acompanhamento está sendo feito nas Unidades de Saúde, a fim de evitar a falta de materiais e medicamentos, relatou a secretária.

“Antes da Micareta, as policlínicas foram inspecionadas pelo Ministério Público em que foi detectado todo o abastecimento sem problema algum. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), estamos fazendo esse acompanhamento para que não venham a faltar, porque realmente acontece de faltar, sendo que a nossa coordenação busca fazer a reposição imediata através das empresas e do município”, disse.

O prefeito Colbert Martins informou ao Acorda Cidade que o município está fazendo o pagamento para essas empresas.

“É importante que as empresas repassem esse pagamento para as pessoas que trabalham. As empresas deixam de fazer os repasses adequados, está no contrato, até três meses é contratual e elas têm que bancar o pagamento, elas assinaram esse contrato. Se está no contrato que elas são obrigadas a pagar até por três meses, estamos vendo o contrário. Algumas empresas estão esperando que a prefeitura pague para fazer o repasse, aí elas estão quebrando o contrato e se quebram o contrato a gente troca a empresa. Depois de várias multas e notificações a alternativa que se tem é de dispensar a empresa, e para isso tem que ter outra que substitua, não adianta deixar as pessoas sem assistência nenhuma, então é importante que façamos uma transição de uma forma pacífica, do contrário a gente tira um problema e acaba colocando outro pior”, frisou.

Com informações dos repórteres Ney Silva e Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que falta de respeito com os profissionais de saúde,todo mês é a mesma situação.
    O IMAPS informa que não recebeu o repasse da prefeitura, a prefeito informa que já pagou.
    Quem esta mentindo????
    Prefeito Colbet….toma uma atitude de lider da cidade e cancela o contrato com essa IMAPS irresponsável..ja que o Sr. Colbet repassa os pagamentos na data certa.
    Honri as calças mantenha a palavra..

  2. QUEM PULOU MICARETA, PREFERE TRIO A MEDICAMENTOS E ATENDIMENTO MÉDICO, PORTANTO, NADA DE IR NAS UBS OU POLICLÍNICAS E RECLAMAR DA FALTA DE ATENDIMENTO. EM CASO DE NECESSIDADE EXTREMA, PODE SE DIRIGIR AO GABINETE DO PREFEITO PARA RECLAMAR, MAS NÃO ESQUEÇA DE ELOGIAR A MICARETA E JÁ FAZER PEDIDOS DE ATRAÇÕES PARA 2024!

  3. ACHO INTERESSANTE É O MENTECAPTO DIZER QUE PAGOU, E AINDA ASSUMIR QUE 3 MESES É RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS, QUE INCLUSIVE SÃO SEMPRE DOS AMIGOS. OU SEJA, O CARA CONTRATA EMPRESA DESCONHECIDA, FULEIRA, E JÁ DETERMINA QUE SÓ PAGUE DE 3 EM 3 MESES PARA ELAS. É MUITA PATIFARIA. MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA TER CANCELADO A MICARETA.

  4. O CAPS está se médico há mais de um mês, pessoas que fazem acompanhamento psiquiatra, não tem atendimento pra renovar receita médica.

  5. Que vergonha. No CASEB 2 n tem nada. Nem médico, ntem dentista nem material e ficam tapeando. N tem médico deveria fechar aquele posto. N tem nada………. N consigo marcar um dentista faz 2 anos , Mandaram ir pro CÉU OU CEO. Meu caso é grave, sem condições extraindo dente particular. Que vergonha posto sem médico. Fiz um exame particular e vou ter q mostrar médico particular . Uma pessoa pobre ter q pagar médico, n tem pelo SUS. Manda jerônimo visitar os posto de saúde. Pra presenciar a calamidade. Falo por mim n acho uma losartana que é barata imagine outros medicamentos. Nunca achei uma losartana. Compro todo mês . E sou pobre esmolenta. Ou compra ou morre

  6. Que disse me disse. No caseb 2 n tem é nada. N tem médico , dentista sem material nenhum . Que vergonha. Desde o ano 2021 n consigo marcar um dentista e meu caso é grave .A dentista encaminhou para o CEO OU CÉU. O CEO nunca consegui nada. Tô extraindo meus dentes pago sem condição nenhuma. N consigo pelo SUS. Façam uma visita no posto CASEB 2 talvez nem conheça esse posto do CASEB2. Deveria fechar aquele posto. Sem médico, sem dentista.Nunca achei ali uma losartana barata. Eu compro . Fazer o que? Comprar né. Visitem e veja a situação do posto CASEB 2. O POBRE TÁ SOFRENDO.

    1. Quando o serviço na saúde pública fica deficiente, quem ganha com isso são os hospitais particulares, pois, pois nos sem condição financeira vendemos até as galinha p ajuntar dinheiro pra ir ao hospital particular. Quem ganha com isso, tanto o hospital como o governo na arrecadação, o resto você já conclui…!

  7. Engraçado, faltou dinheiro pra micareta?? Claro q não , pergunta aos cantores se eles não receberam antecipadamente, kkkkkk. Bando de otários esses miseráveis não estão nem aí pra vcs , só pensam no próprio bolso

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade