Feira de Santana

Teste da linguinha pode identificar precocemente futuros problemas na fala

Exame é realizado gratuitamente no Hospital da Mulher

21/06/2022 às 12h38, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Fátima Brandão/ Secom

Bebês nascidos no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) são submetidos ao teste da linguinha. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca (também conhecido como freio).

Se houver a deformação, a criança pode desenvolver a chamada língua presa. Contudo, os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada já que afeta a sucção. Por isso, a recomendação é que o teste seja feito até os seis meses de vida da criança.

Somente no ano passado 7.680 testes da linguinha foram realizados. As marcações são por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 7h ao meio-dia. Ontem (20), quando foi comemorado o Dia Nacional do Teste da Linguinha, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana reforçou a importância do exame que é realizado gratuitamente.

De acordo com a fonoaudióloga Keyse Barbosa e Silva, a triagem nos bebês é fundamental para o seu desenvolvimento.

“Alguns indicadores como baixo peso e prematuridade servem de alerta. Mas, quanto mais cedo forem detectados alguns problemas mais rápido será o encaminhamento para tratamento. Daí a importância do diagnóstico precoce que vai possibilitar descobrir e tratar”, afirma.

Foi graças ao teste da linguinha que Andressa dos Reis Borges, moradora do distrito de Humildes, descobriu que seu bebê apresentava língua presa, cientificamente chamada de anquiloglossia. “Foi muito importante fazer o teste. Meu bebê já está sendo acompanhado no ambulatório do hospital”. Além do teste da linguinha, o Hospital da Mulher também realiza os testes do pezinho e da orelhinha.

As informações são da Secom de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade