Feira de Santana

Seis mil pessoas são atendidas no 1º dia da Feira Saúde Mais Perto

Segundo Roberta Santana, 45 municípios já foram atendidos pela Feira nas 46 edições, contabilizando cerca de 600 mil atendimentos gratuitos.

28/06/2024 às 10h33, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Feira saude mais perto
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na 46ª edição da ‘Feira Saúde Mais Perto’, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, Feira de Santana recebeu a caravana de consultas e exames que atendeu, apenas no primeiro dia, quinta-feira (27), seis mil pessoas. A ação, que continua nesta sexta-feira (28), vai contar com a presença da gestora da pasta, Roberta Santana, que esteve no estúdio da Rádio Sociedade News FM, 102.1, para participar do Programa Acorda Cidade e fazer um balanço sobre a ação e demais investidas do governo na área da saúde na região.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

De acordo com Roberta Santana, 45 municípios já foram atendidos pela Feira nas 46 edições, contabilizando cerca de 600 mil atendimentos gratuitos. A secretária ressaltou o objetivo do governo em promover os mutirões por todo o estado.

Roberta Santana
Roberta Santana | Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“É a gente levar a prevenção, exames, diagnósticos para perto da população, então, a gente leva de forma itinerante, rodamos o estado da Bahia. As pessoas que tiveram exames laboratoriais, ultrassonografia, mamografia, saúde bucal, a gente oferece todo o tratamento, é importante falar porque a atenção à saúde bucal do município é de apenas 23%. Precisamos aproveitar esse momento. A Feira é uma grande estratégia, o fortalecimento, o estado ajudando os municípios na atenção primária, com acessos aos exames de diagnóstico”, disse.

Os pacientes atendidos no mutirão, que necessitam de consultas posteriores, já estão saindo com as consultas e exames encaminhados. Quem não tiver a guia de marcação, também pode ir até à Feira que será avaliado e atendido pelos profissionais do local.

Feira saude mais perto
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Roberta também destacou que a secretaria monta uma estratégia de atendimento, conforme as necessidades de cada região. Por exemplo, se a lista de espera é muito para mamografias em Feira, o mutirão vai trazer esse serviço para diminuir a demanda.

É importante levar o RG, cartão de Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, entretanto, a secretária ressalta que a Feira é aberta para todas as pessoas da região, não está restrita apenas para Feira de Santana. Pessoas dos distritos, das cidades circunvizinhas também estão sendo assistidas.

Feira saude mais perto
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essa ação em Feira de Santana é o centro da região de saúde do portal. Então, aqui a gente reúne todos os municípios que estão em volta, aproximadamente 29, que inclusive que estão dentro do consórcio de saúde e que podemos atender. A expectativa é atender todos os municípios que estiverem aqui na região de Feira”, pontuou.

Além dos serviços de saúde, o mutirão oferece serviços de cidadania como a emissão de RG, CPF, através do SAC Móvel, instalado no local.

A Feira está localizada no bairro São João, em um terreno próximo ao Shopping Boulevard.

Ouça a entrevista na íntegra com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana:

Programa Acorda Cidade · Secretária estadual de Saúde concede entrevista no Programa Acorda Cidade

Leia também:

Centenas de pessoas buscam atendimentos em Feira de Saúde

Governo do Estado promove ações de saúde e cidadania em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa ação é uma obrigação de todos os governos não era nem pra ser notícia saúde, educação e segurança é obrigação de todos governantes independente quem seja

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade