Saúde

Secretário de saúde ressalta importância da dose de reforço para evitar aumento de casos da covid-19

Segundo ele, a chegada do inverno tem forte influência, assim como as variações das cepas do vírus.

07/06/2022 às 11h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com a liberação dos eventos, bem como várias medidas de flexibilização, embora os números da pandemia estejam estáveis, autoridades da área de saúde, estão em alerta sobre um possível aumento dos números de covid 19 nos próximos dias. O secretário municipal de saúde, Marcelo Britto, conversou com o Acorda Cidade e relatou que esta é uma característica de vários locais do Brasil.

Segundo ele, a chegada do inverno tem forte influência, assim como as variações das cepas do vírus. Além disso, há uma diminuição de pessoas vacinadas com a terceira e quarta doses da vacina contra a covid-19.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Com certeza vamos ter um aumento do número de casos. A expectativa é esta para Feira de Santana, que ainda não teve um aumento importante, mas a tendência é que venha acontecer. A vacinação com a primeira e segunda doses foram amplamente vitoriosas com grande sucesso e a terceira assim como todo mundo a gente enfrenta a dificuldade. As pessoas não perceberam ainda que a doença continua existindo, se disseminado. Tivemos um pequeno repique de número de casos, ainda bem que não em número de gravidades, internamentos de UTIs, mas a doença está aí. Vem as festas de São João, Micareta em setembro e temos que tomar cuidado”, declarou.

O secretário informou ainda que nos últimos dias também aumentou a procura da população por testes rápidos e também de PCR nas policlínicas da cidade. O teste rápido o resultado continua saindo imediatamente e o PCR, as amostras são enviadas ao Laboratório Central (Lacen), demorando alguns dias para sair o resultado.

Em caso de pessoas contaminadas e que estejam com sintomas leves o recomendado é fazer o isolamento em casa e nos casos mais graves, o paciente deverá procurar uma unidade de saúde. A depender do estado de saúde ele entrará na fila da regulação do estado e encaminhado para o tratamento mais adequado.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Leia também:

4ª dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 50 anos e profissionais de saúde já está disponível em Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade