Chame gente. A Hemoba precisa de todos!

Secretária de Saúde do Estado visita Hemoba em Feira de Santana e convida a população para doar sangue

A secretária Roberta Santana fez a sua primeira doação de sangue neste sábado (11).

11/02/2023 às 14h30, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O mês de fevereiro chegou e o Carnaval está próximo. Para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população no período de folia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) lançou nesta semana a campanha publicitária de Carnaval com o slogan “Chame gente. A Hemoba precisa de todos”.

Iniciando essa rede de doações, a Hemoba de Feira de Santana realizou neste sábado (11), o “Sabadão Solidário”, a fim de aumentar o estoque de doações com o período festivo. O evento também contou com a presença da Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje eu vim fazer uma atividade voluntária e pessoal. Eu moro em Feira de Santana, a gente tá o tempo todo no exercício do cargo, mas neste momento estou exercendo como Roberta, vim aqui fazer a minha doação. É importante iniciarmos esse processo de mobilizar as pessoas para esse grande chamado que é a doação de sangue. Nós estamos chegando perto de uma grande festa popular, que é o Carnaval, e a saúde está preparada para receber, assim como a capital e o interior também. Mas a gente precisa deixar tudo preparado, em caso de emergência, algumas pessoas podem precisar, efetivamente, então a gente precisa tá com um banco reforçado. Eu não era doadora, vim hoje fazer o meu cadastro, então é um grande chamado. Minha filha tá chegando também, a mais velha, ela já era doadora e ela também está mobilizada nesse processo. Então, à juventude eu faço também um grande chamado para a gente poder se preparar e ter uma boa festa”, orientou a secretária Roberta Santana.

A campanha acontece em todo Estado e possui o objetivo de reforçar os bancos de sangue na Bahia, principalmente, nesse período em que acontecem mais eventos festivos, por conta do Carnaval.

“Nós lançamos a campanha na quarta-feira quando o governador fez o chamado. Nós temos uma campanha publicitária, um grande chamado em todo o Estado, onde tem centros da Hemoba, em Salvador, no Hospital Roberto Santos e em todas as unidades. Convido todos a olharem o site, consultar os pontos de coleta e as recomendações. A partir dos 16 anos até 69 anos as pessoas são chamadas para fazerem a doação”, explicou.

Nesse período de festas é importane pensar no próximo, observou a secretária.

“Acho que as pessoas entram no movimento, nas festas, e não se preocupam muitas vezes com o outro. Então esse é também um grande pedido… que a gente pense no outro. Não dói, é rápido e a gente pode fazer isso pelo próximo”, destacou.

Covid-19

Os indicadores da Covid-19 no Estado estão estáveis, pontuou Roberta Santana.

“A gente tem ponto de monitoramento, duas vezes por semana, a gente se reúne para verificar. Então isso está sob controle, mas eu peço que as pessoas se vacinem. Esse é o grande chamado para que a gente não tenha nenhuma repercussão da Covid após o Carnaval. Se as pessoas estiverem vacinadas, ainda que tenham a Covid, não teremos reflexos nas unidades hospitalares, porque se manifesta de forma mais branda e a gente consegue controlar em casa, se isolando e respeitando o momento para retornar”, pontuou.

Regulação

Está sendo feito um trabalho estruturado revendo fluxos e protocolos, em uma grande mobilização, para aumentar o giro de leito do paciente, explicou Roberta.

“Não é só a questão de ampliar leito, a gente precisa rever os processos para que a gente possa ter mais celeridade, o paciente classificar o acesso, o paciente poder ser tratado de forma mais célere, com qualidade no leito, para que a gente possa disponibilizar uma quantidade maior de leitos. E o paciente passar menos tempo na unidade, com isso disponibilizamos uma quantidade maior de leito. Também estamos fazendo a ação de contratação de médico regulador, de homecare, que a gente disponibiliza para pacientes que podem estar no convívio familiar, com toda estrutura viabilizada pelo Estado entre outras ações que estamos fazendo. É um grande desafio, é complexo, a gente sabe disso, mas isso não nos intimida a não enfrentar a questão. Estamos trabalhando firmes para isso”, assegurou.

A secretária disse ao Acorda Cidade que é importante qualificar os protocolos e os processos, a fim de melhores resultados na regulação.

“Nós vamos fazer um trabalho publicitário mostrando como acontece esse processo de regulação, porque eu acho que há uma desinformação da população de como acontece esse fluxo. Em breve o governador vai anunciar muitas ações importantes para a regulação”, revelou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O secretário deveria fazer um acordo, sei lá o que… com donos se blocos e outras entidades do Carnaval para foliões, etc. Mas ninguém pensa nisso. Fazem um cheiro e diz está preocupados. Era pra doarem sangue desde janeiro…
    Isto já era pra ter acontecido desse antes. Sabendo que vai precisar antes, durante e depois dessas festas malditas. “Estandarte do sanatório geral”

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade