Saúde

Secretária de saúde diz que Santa Casa suspendeu cirurgias de câncer cabeça e pescoço sem comunicar a prefeitura

Cristiane Campos informou que a secretaria recebeu o documento, porém o mesmo não é claro sobre qual o tipo de apoio a Santa Casa de Misericórdia necessita.

29/11/2023 às 18h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O especialista em patologias orais, o doutor Márcio Campos, divulgou ontem um vídeo informando sobre a suspensão de cirurgias de câncer de cabeça e pescoço há dois meses em Feira de Santana. O assunto repercutiu e em entrevista ao Acorda Cidade hoje (29), ele falou os possíveis motivos que podem ter levado a suspensão e o retrocesso que isto causa a saúde das pessoas.

Ele pontuou que a suspensão não foi comunicada ao Centro de Referência em Lesões Bucais e do Núcleo de Câncer Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da qual faz parte e que os pacientes estão indo a Salvador realizar o procedimento. Para o doutor, houve a suspensão dos procedimentos porque os valores pagos pela tabela SUS a Santa Casa de Misericórdia, unidade que realiza as cirurgias, estão defasados.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, o médico Rodrigo Matos, também em contato com o Acorda Cidade, explicou que há dificuldades no financiamento das cirurgias e que em 30 de agosto foi encaminhado um ofício para a SMS, solicitando a ampliação e o atendimento de forma integral as cirurgias de cabeça e pescoço, mas até o momento não houve retorno.

O Acorda Cidade procurou a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos e ela relatou que foi pega de surpresa com a suspensão dos procedimentos.

Cristiane Campos informou que a secretaria recebeu o documento, porém o mesmo não é claro sobre qual o tipo de apoio a Santa Casa de Misericórdia necessita.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Secretária de Saúde Cristiane Campos

“Não está claro que apoio municipal deseja, se for verba, recurso, tem que demonstrar em termo de quantitativo e valores. Dinheiro público tem que haver um planejamento, um orçamento. Isso é uma assunto que tem que ser tratado com mais cautela, pois são pacientes que não podem ter o tratamento interrompido”, afirmou.

De acordo com ela, os recursos vem para o município através do Ministério da Saúde, mas somente após a realização dos procedimentos.

“A Santa Casa acolhe o paciente através do Unacom, consultas, triagem, exames, encaminha para cirurgia quando há necessidade, e o procedimento é liberado pela Secretaria de Saúde. A Santa Casa realiza o procedimento, informa e depois de realizado o SUS manda o recurso para depois a Santa Casa receber o repasse”, acrescentou.

A secretária afirmou acreditar que a suspensão possa ser revista e que haja um entendimento entre as partes, com a Santa Casa apontando qual é o apoio que necessita.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Leia também:

Doutor em patologias orais chama atenção para suspensão de cirurgias para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço em Feira de Santana

Santa Casa diz que possui condições para atender cirurgias de cabeça e pescoço, mas é preciso financiamento público

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A falta de sintonia da prefeitura com a cidade parece que os secretários e prefeito moram em outro país, tudo largado as traças e eles não sabem de nada. Colbert por favor pede para sair logo, você está acabando com a cidade.

  2. Claro, né! Aqui, em Feira de Santana, os interesses privados se sobrepõem ao interesse público. Município entregue aos empresários, para que eles façam o que quiserem, sem incômodo estatal.

  3. Se o texto não foi claro por que não pegou o telefone e ligou para tirar as dúvidas? Por que não marcou uma reunião com o diretor? É muita incompetência ou maldade.

  4. A PREFEITURA SEMPRE TEM RAZÃO, SEMPRE CONTRIBUI PARA O BEM DA POPULAÇÃO, SEMPRE REPASSA O RECURSO, NUNCA ATRASA PAGAMENTOS, FICA SEMPRE PARECENDO QUE QUEM DENUNCIA ESTÁ FALANDO BOBAGEM. QUE PIADA. PREFEITO DEVERIA SER IMPEACHMADO. JUNTOS, DE MÃOS DADAS, SEUS SECRETÁRIOS, TODOS PÉSSIMOS EXEMPLOS DE PARASITAS.

  5. A gestão de Colbert é formada por incompetentes. A começar pelo prefeito. A Secretaria de Saúde está entregue as baratas, essa Cristiane não sabe nada de SUS, está desmantelando o pouco que sobra de serviços. A cidade está um caos, e o pior são as desculpas esfarrapadas. “Qual tipo de apoio”? Mulher acorda pra vida, tenha dignidade e peça pra sair. Pessoas estão morrendo e essa fatura vai ser nominal a vc!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade