Saúde

Santa Casa de Feira faz procedimento inédito em atendimento de AVC

A equipe do setor de hemodinâmica da unidade cardiovascular agiu de maneira rápida, logo depois que a paciente deu entrada no hospital.

30/08/2022 às 18h46, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Uma mulher de 61 anos é a primeira paciente submetida à trombectomia mecânica de AVC (acidente vascular cerebral) de Feira de Santana. O procedimento inédito foi realizado na noite de ontem, 29, no centro cardiovascular da Santa Casa de Misericórdia. A paciente chegou ao hospital em coma e hoje apresenta quadro estável.

A equipe do setor de hemodinâmica da unidade cardiovascular agiu de maneira rápida, logo depois que a paciente deu entrada no hospital.

O uso da técnica permitiu a reversão do quadro – a paciente está em franca recuperação. “Pela terapêutica medicamentosa habitual, a paciente estaria condenada a permanecer com grandes sequelas neurológicas, alto risco de morte intrahospitalar ou até mesmo de vir a óbito”, alerta o médico Alexandre Cedro, coordenador de hemodinâmica da Santa Casa e um dos responsáveis pelo tratamento.

O médico Arthur Lacerda, principal cirurgião envolvido no emprego da técnica, explica que a trombectomia consiste em um “procedimento que agrega tecnologia de ponta ao tratamento do paciente com AVC isquêmico, utilizando o que existe de mais novo para essa patologia”, destaca o neurorradiologista intervencionista. De acordo com ele, a técnica consiste na retirada do trombo (coágulo) por via endovascular, restabelecendo o seu fluxo habitual.

A trombectomia mecânica de AVC é realizada numa sala de cirurgia com equipamentos especiais, a chamada sala de hemodinâmica. “Através de uma técnica minimamente invasiva, é realizada uma punção de uma artéria da perna, e um cateter especial é introduzido para detecção e aspiração do coágulo que causa o AVC”, esclarece Alexandre Cedro. O médico explica que, desta forma, é possível desobstruir o fluxo de sangue, e permitir melhora dos sintomas’, esclarece Alexandre Cedro.

“Ressaltamos a capacidade de atendimento da nossa equipe, focada na área de cardiologia e hemodinâmica, e a nossa competência técnica na realização deste tipo de procedimento”, afirma o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa. Este é um serviço muito importante para Feira de Santana e ele vai continuar salvando a vida de centenas de pessoas que buscam o nosso hospital, assegura Rodrigo.

“O serviço de cardiologia da nossa Santa Casa é uma referência para toda região e um orgulho para nosso município. Neste segundo semestre, estamos ampliando o atendimento e os procedimentos de alta complexidade, trazendo mais inovações como esta. Temos certeza que mais pessoas serão beneficiadas por essa instituição que oferece medicina de alta qualidade, evitando assim as transferências para Salvador ou outros centros”, afirma o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Anjos enviado por Deus, só que já perdeu uma mãe vitima desse trágico avc ,sabe o que significa esse avanço na medicina, desejos a ela toda saúde e a vocês os médicos obrigada por existirem!

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade