Março Amarelo

Saiba se as dores que você sente podem ser indício de endometriose

Especialista reforça a importância da realização de exames preventivos para evitar o desenvolvimento da doença em sua forma grave.

09/03/2023 às 14h38, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

Em março, além das comemorações sobre o Dia Internacional das Mulheres, também é conhecido como o Março Amarelo – Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, doença que atinge atualmente cerca de 10% da população feminina e impacta tanto a qualidade de vida quanto a produtividade da mulher.

A endometriose acontece quando células do endométrio, a camada interna do útero que é expelida na menstruação, acabam se depositando fora da cavidade uterina, causando reações inflamatórias e lesões. Elas podem se acumular nos ovários, na cavidade abdominal, na região da bexiga, intestinos, entre outros locais, podendo até mesmo formar nódulos que afetam o funcionamento de órgãos do corpo, causando fortes dores, principalmente no ciclo menstrual.

A campanha de Março Amarelo veio como uma forma de dar maior visibilidade para a doença, com foco na conscientização de médicos e pacientes e com a intenção de diminuir os diagnósticos tardios e assim, acelerar o tratamento das mulheres afetadas pela endometriose.

Em um contexto histórico o Yellow March teve início em 1993 com a ativista americana, Mary Lou Ballweg, nos Estados Unidos, em uma mesa-redonda promovida pela The Endometriosis Association, que entendeu que a discussão sobre endometriose precisava ser mais reconhecida e decidiu estender a conversa pelo mês inteiro.

O ginecologista Patrick Bellelis, especialista em endometriose, reforça que sem o tratamento adequado, a paciente pode ficar cada vez mais incapacitada de seguir com sua rotina. “Nem sempre o diagnóstico é realizado da melhor forma logo de início, podendo levar até 10 anos para ser feito, por conta de considerarem a dor algo rotineiro do ciclo menstrual. Porém, quando começa a afetar a qualidade de vida da mulher, é preciso investigar a fundo o possível desenvolvimento da doença”.

Principais sintomas

Dos principais sintomas afetam de forma severa a vida da mulher, se destacam as cólicas de forte intensidade e a dificuldade em engravidar. Além disso, a endometriose também pode causar dor durante a relação sexual, dor e sangramento ao urinar ou evacuar e dores nas costas. Outro sinal de atenção é sentir os sintomas fora do período menstrual. A indicação do especialista é que, ao sentir qualquer coisa fora do normal durante o ciclo, procure um ginecologista para que o quadro seja investigado e se dê início a um tratamento o quanto antes.

“É comum que as pacientes procurem ajuda médica apenas porque estão com dificuldades de engravidar, assim como há casos, infelizmente, de mulheres que procuram diversos profissionais até conseguirem um diagnóstico correto. As mulheres precisam observar seu corpo, estar atentas aos sinais e investigar qualquer sintoma, porque o diagnóstico precoce é capaz de prevenir sequelas e permitir um tratamento que pode garantir o controle da endometriose e a qualidade de vida”, finaliza Bellelis.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade