Saúde

Saiba qual unidade de saúde procurar em caso de suspeita de dengue

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica: "qualquer pessoa com febre e que apresente dois sintomas compatíveis com dengue é considerado uma pessoa com suspeita".

28/03/2024 às 12h32, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

USF Parque Ipê
Foto: Danielly Freitas

Pessoas que apresentarem sintomas iniciais da dengue, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos ou articulações, devem procurar a unidade de saúde do bairro para receber atendimento e as principais orientações dos cuidados com a doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, essa recomendação permite que os feirenses com suspeita da infecção tenham um atendimento mais rápido, sem precisar deslocar-se para unidades de média complexidade ou hospitais.

“Qualquer pessoa com febre e que apresente dois sintomas compatíveis com dengue é considerado uma pessoa com suspeita. Tem que ir pra unidade que está referenciada para ser avaliada. Não pode ficar em casa se automedicando e esperando os sintomas passarem. Isso não pode ser feito de jeito nenhum. A dengue mata”, alertou.

A coordenadora ainda destaca que a rede municipal dispõe de sete unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora que funcionam de segunda a sexta-feira e possuem funcionamento ampliado de 8h às 21h.

Nesses locais, podem ser atendidos pacientes que ainda não apresentaram nenhum sinal de alarme. Tem horário estendido às unidades do Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, George Américo III e IV e Campo Limpo IV, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II e III e Barroquinha.

“Quando o paciente começa a apresentar sinais que indicam uma gravidade, a exemplo de dor intensa na barriga, vômito persistente, queda de pressão, sensação de desmaio e sangramento em regiões como a boca, é hora de procurar imediatamente as unidades de emergência, a exeplo das policlínicas ou Unidades de Pronto Atendimento [UPA]”, orienta.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado na última terça (26), Feira registrou 907 casos confirmados de dengue neste ano, sendo 176 com sinais de alarme, cinco grave e nove óbitos em investigação. Entre os locais com maiores notificações de casos suspeitos estão Humildes, Mangabeira e Tomba.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade