Saúde

Saiba mais sobre a Doença de Crohn, uma condição complexa que afeta o trato gastrointestinal

A profissional ainda destaca a importância a cerca da conscientização sobre a doença.

28/01/2024 às 16h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Assessoria

Recentemente, a notícia da internação do jornalista Evaristo Costa trouxe à tona a realidade da Doença de Crohn, uma condição inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo, especialmente o intestino. Contudo, a disseminação dessa informação gerou dúvidas e, em alguns casos, concepções equivocadas sobre a doença. Segundo a gastroenterologista na clínica IBIS – Salvador, Dra. Júlia Cabral, a patologia está associada a fatores genéticos, estilo de vida sedentário, dieta, tabagismo e estresse. “Esses elementos desencadeiam uma desregulação no sistema imunológico, resultando em inflamação e o surgimento da doença”, afirma a especialista.

Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia com presença de sangue e que pode incomodar durante a noite, perda de peso e febre, geralmente são duradouros e limitantes. Conforme a médica, devido à semelhança dos sintomas com outras enfermidades e à falta de conhecimento sobre a Doença de Crohn, o diagnóstico muitas vezes é demorado. “Pacientes passam meses, e em alguns casos anos, até iniciarem o tratamento adequado e recuperarem sua qualidade de vida, um cenário vivenciado recentemente pelo jornalista Evaristo Costa”, relata. No entanto, quando o tratamento é iniciado precocemente, os indivíduos podem alcançar a remissão dos sintomas e prevenir complicações graves.

A profissional ainda destaca a importância a cerca da conscientização sobre a doença. “É fundamental para estimular a população a buscar profissionais especializados, promovendo avaliações individualizadas e desmistificando tabus relacionados ao diagnóstico e tratamento adequado”, alerta Dra. Júlia, reforçando que a divulgação de casos como o de Evaristo desempenha um papel vital na sensibilização da sociedade para a existência dessa doença.

Dra. Júlia Cabral é gastroenterologista na clínica IBIS – Salvador, pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil e é especialista em “Doença de Crohn”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade