Saúde

Saiba como aliar a suplementação a atividade física e obter resultados a curto prazo

Para quem está na busca pelo corpo ideal, a suplementação é um aliado principalmente para quem procura praticidade.

07/04/2024 às 21h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Suplementos alimentares
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Durante o verão e também no decorrer de todo o ano, melhorar a saúde corporal é uma das principais metas dos brasileiros. Muitas pessoas começam a praticar exercícios físicos, seja na academia ou centros esportivos, e também começam a mudar a alimentação e incluir a suplementação no processo.

Porém, para quem está iniciando esta prática, deve se atentar a pequenas mudanças que fazem toda a diferença neste período. Pensando nisso, o Acorda Cidade conversou com um profissional de educação física, que deu dicas essenciais de como ajudar a alcançar resultados satisfatórios a curto prazo.

Inicialmente, para quem deseja iniciar o projeto de uma vida mais saudável, deve procurar uma indicação médica. O professor de educação física e proprietário de uma loja de suplementos, Willian Paulo, também destacou quais são os exercícios indicados para potenciar os resultados.

William Paulo Barros
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“O ideal é ir ao médico realizar uma bateria de exames para ver como está o seu condicionamento físico ou o seu corpo naquele momento. A partir daí, você vem com o laudo médico para a academia ou para o centro esportivo, vai assinar um documento onde você está apto para praticar atividade física e procurar profissionais capacitados que tenham o entendimento de que cada indivíduo tenha a sua especificidade, para cada pessoa há um tipo de treinamento. Os exercícios mais indicados são aeróbicos de curta duração e musculação, que é o exercício resistido, a gente faz um treinamento envolvendo essas duas atividades para fazer com que a pessoa consiga em um curto prazo alcançar alguns objetivos específicos”, disse.

Iniciada a musculação, o tempo médio para que o aluno perceba algumas mudanças, é de em média, três meses. Porém, até chegar aos três meses, cada processo é de suma importância para adaptar o corpo à prática de atividade física.

“Em média, o nosso corpo tem um período adaptativo de três meses. A princípio, o primeiro mês é a fase adaptativa de conhecimento, o conhecimento motor onde você vai compreender os exercícios para assim começar o desenvolvimento de cargas, exercícios mais específicos. No segundo mês a gente faz um aprimoramento metabólico, onde a pessoa vai começar a entender até onde o corpo consegue ir dentro da metodologia utilizada, e no terceiro mês o indivíduo vai compreender como é o método dentro da academia para fazer ele alcançar os objetivos. Então, a média é de três meses para ter um desenvolvimento maior e também na adaptação”.

Para cada necessidade, há um tipo de treino. E os fatores para essa progressão, começam na simples mudança na rotina. Para William Paulo, seguir alguns passos é imprescindível para chegar aos objetivos.

“Eu até brinco com os alunos sobre esses projetos ‘esse ano eu vou conseguir mudar meu corpo’. Mas, quais são os principais fatores para essa mudança? É a mudança de rotina, de hábitos, compreender que existem passos para alcançar os objetivos. Suponhamos que o indivíduo queira reduzir o percentual de gordura, ele vai reduzir o carboidrato, aumentar a ingestão líquida, melhorar o sono. Já outra pessoa é magra e quer ganhar peso, é melhorar a alimentação com o carboidrato bom, aumentar a ingestão protéica, líquida, aumentar o nível de atividade física quanto a exercícios que potencializam os músculos, e para quem o desejo de ter uma saúde melhorada, uma rotina que inclua no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, como aeróbicas e anaeróbicas” frisou.

Suplementação

Os suplementos são produtos com características e propriedades similares às alimentares e podem ser consumidos em pó ou em cápsulas. Para quem está na busca pelo corpo ideal, a suplementação é um aliado principalmente para quem procura praticidade.

Suplementos alimentares
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com o professor William Paulo, um único suplemento pode substituir alimentos que demorariam para serem preparados.

“A suplementação é um viés contemporâneo. O aluno me pergunta, por que temos que suplementar? e eu o respondo que não é uma obrigação, mas uma necessidade. Dentro da nossa rotina, poucas pessoas tem um tempo hábil para parar, fazer uma marmita fitness, cozinhar N quantidade de ovos, fazer a separação dos macro e micronutrientes, então a suplementação você consegue levar para todos os lugares e com uma rapidez. Como por exemplo, o whey protein, que é uma proteína utilizada no mercado mundial. O whey é derivado do soro do leite, ela pode ser levada para o escritório, para o carro, para a casa. Você leva em um copo, coloca a medida, bateu e toma. Esse whey, em média, 25 gramas são dois scoops. 25 gramas de proteína são cinco ovos, quem vai conseguir parar no seu dia a dia para cozinhar cinco ovos? então, é muito mais prático e vai fazer com que o seu corpo receba o que ele precisa dentro da sua rotina cotidiana. Existe o porquê de cada suplemento, vou falar os principais ramos. A creatina, é associado ao ganho de força. o whey protein, o ganho muscular. Pré-treino, para dar uma força para treinar, que é como se fosse um energético. Cafeína e termogênicos, para acelerar o metabolismo , fazendo com que o indivíduo alcance mais resultados ”.

Como escolher um bom suplemento?

O primeiro passo, é escolher uma loja de confiança. Assim, a procedência do produto que será consumido trará uma boa segurança. William Paulo deu dicas de como encontrar um bom lugar para comprar.

“Primeiro, eu indico que a pessoa faça uma busca pelas lojas, porque lá você terá a garantia de que encontrará um produto de qualidade porque os lojistas buscam os distribuidores e fábricas, diretamente. Não há uma ponte de que esse produto seja de outra procedência, e se tiver algum problema, ele tem como verificar o lote e data de fabricação. Já nas compras via internet, existem produtos bons, mas também existe uma grande possibilidade de você comprar uma farinha de trigo no lugar de uma proteína, uma creatina, uma glutamina. Então, é uma garantia maior você comprar dentro de uma loja física. Também, você deve buscar uma indicação com nutricionistas que têm grande parceiras com lojistas que vão dar uma garantia de que você está comprando um produto de alta qualidade”, reforçou.

É possível encontrar suplementos, a depender do tipo, que variam de R$34 a R$300. Mas, para quem não possui condições financeiras de arcar com esse complemento, há um plano B.

“Você pode inserir produtos da terra, que são os bons carboidratos, como raízes. Também tem a possibilidade de comprar os suplementos e parcelar. E, tem como colocar proteínas mais baratas, como ovos, frango, sempre terá um suplemento que vai caber no bolso”, disse William.

Loja de suplementos
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Quem pode tomar?

A suplementação é indicada para todos os públicos, dependendo da necessidade de cada indivíduo. William Paulo finalizou ainda destacando os mais indicados para cada grupo e faixa etária.

“A suplementação é vendida para crianças de 3 anos a idoso de 90 anos. Mas, para cada grupo existe um suplemento específico de acordo com a necessidade. O que é bacana, é que em sua maioria, o cliente ou o aluno ele já vem com uma demanda pronta de um médico, de um nutricionista ou de um nutrólogo. As pessoas de terceira idade, por exemplo, elas compram ômega 3 com enzimas, ZMA, que são suplementos que ajudam na massa óssea, já que nessa idade, a pessoa pode perder massa. O jovem, ele vem com essa sede de ganhar corpo e músculo, então se usa mais a creatina e o whey. Para pessoas que buscam só a saúde, a gente indica multivitamínico que vai ajudar no sistema imunológico, então, para cada grupo ou para cada necessidade, vai existir um produto específico”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FSA ganha muito com um profissional de excelência como William, uma boa orientação faz grande diferença e o resultado desejado fica mais perto. Parabéns!!!!!!!!

  2. Muitas vezes, as pessoas querem soluções rápidas e se precipitam no uso de suplementação. Por isso que existem profissionais dedicados ao que fazem como William, que podem indicar o que cada um precisa de atividade e de suplemento. Parabéns pelo trabalho !

  3. A loja fica localizada em frente a caixa d’água do shopping boullevard, rua Parnaíba 199º
    Tel (75) 991778168 e segue também o Instagram @wpsuplementos_

Mais Notícias

Paciente com Angioedema Hereditário - Graça Maria - ft - Paulo José - Acorda Cidade

Dia do AHE

Inchaços podem ser sinais de Angioedema Hereditário, doença rara que afeta mais de 60 mil brasileiros 

Neste 16 de maio, Dia Mundial da doença, o Acorda Cidade conversou com um membro da Associação Brasileira de Angioedema...

16/05/2024 às 10h50

Alimentos com Glúten

Saúde

Inclusão e diversidade: a importância de produtos que substituem o trigo

Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Celíaca reforça que pessoas com alimentação restritiva pode continuar com versatilidade e sabor...

16/05/2024 às 09h51

BIE - Teste do pezinho no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O teste do pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Dia Internacional das Mucopolissacaridoses (MPS)

Doença rara chamada de Gargolismo no século passado pode ser prevenida com o Teste do Pezinho e terapia precoce

O tratamento geralmente envolve terapias de suporte e, em alguns casos, terapias de reposição enzimática.

15/05/2024 às 17h06

Manifestação de Servidores

Feira de Santana

Servidores da saúde realizam protesto contra reajuste salarial de 4% proposto pelo governo do estado

Segundo o sindicato, a manifestação não está prejudicando o atendimento no HGCA, já que 30% da categoria permanece trabalhando.

15/05/2024 às 11h52

Acidente João Durval - Foto - Ed Santos - Acorda Cidade (1)

Lesões Graves

Cirurgião revela que mais da metade das pessoas acidentadas por moto que dão entrada no HGCA estão sob o efeito de bebidas alcoólicas 

Seja batidas entre carros, ônibus, bicicletas, caminhões ou atropelamentos, têm também a moto na participação dos registros. 

15/05/2024 às 07h00

Jodilton Souza fala sobre inauguração de hospital pediátrico e construção de unidade geral com 170 leitos: 'Super Hospital'

Saúde

Jodilton Souza fala sobre inauguração de hospital pediátrico e construção de unidade geral com 170 leitos: 'Super Hospital'

Ele informou que a União Médica adquiriu 66% da Bambino e 66% da Sobaby, sendo que a Sobaby está em...

14/05/2024 às 20h39

image

Rádio acorda cidade