Saúde

Rui entrega reforma do Hospital de Alagoinhas e destaca melhorias na fila de regulação

De acordo com Rui Costa, outras áreas do hospital também foram requalificadas, e foi feita a entrega do Hemoba.

02/08/2022 às 15h24, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade | Governador Rui Costa

O governador Rui Costa entregou nesta terça-feira (2) a ampliação e reforma da emergência do Hospital Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas.

A obra incluiu a implantação de mais 10 leitos de UTI adulto, a requalificação do setor de Urgência e Emergência Pediátrica e Adulta, construção do setor administrativo, no prédio anexo. O hospital passou a contar então com 52 leitos de clínica médica, 28 para cirurgia geral e de ortopedia, 10 destinados à pediatria e 20 leitos de UTI, totalizando 110 leitos ativos de internação.

Também foi entregue hoje pelo governador uma Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), que funcionará em um espaço anexo ao Hospital Regional. O equipamento vai atender os 18 municípios da sua região de saúde, que compreende mais de 550 mil habitantes.

“Nós fizemos um investimento forte na área da saúde e me alegra e me honra poder dizer que na história da Bahia nenhum governo investiu mais que o nosso. A gente pode falar de uma estrutura de saúde antes e uma estrutura de saúde depois do nosso governo, no interior da Bahia”, declarou Rui Costa sobre os investimentos na área da saúde.

O governador destacou ainda melhorias no sistema de regulação de pacientes no estado da Bahia.
“A regulação que existia antes de Wagner e do meu governo era fila de ambulância na BR-324, porque qualquer paciente de várias cidades e regiões, como a região Nordeste, que quisesse UTI, tinha que ir para o Hospital Estadual em Salvador. Hoje tem UTI em Ribeira do Pombal, em Paulo Afonso, qualquer paciente da região de Bonfim tinha que ir para a fila de ambulância. Qualquer paciente que precisasse de um tratamento de câncer tinha que ir para Salvador, para o Hospital Estadual, porque não tinha na região Norte e hoje tem. Portanto, é o maior investimento, e hoje a gente entrega a ampliação e requalificação do Dantas Bião.”

Rui Costa salientou também que Alagoinhas e o litoral norte já comportam a construção de um novo hospital, e anunciou que em acordo com o prefeito da cidade, Joaquim Neto, irá reabrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que havia sido revertida para o tratamento de pacientes infectados com a covid-19.

“Conversando com o prefeito, falei da necessidade da gente abrir o mais rápido possível a UPA e parabenizo a decisão dele de abri-la. No início da Covid, liguei para os prefeitos pedindo para que transformassem as unidades em Upas para Covid, porque naquele momento precisávamos salvar vidas. E nós mobilizamos toda a estrutura que podia ser revertida para a Covid, mas a doença regrediu e acho que é chegada a hora de devolver a UPA ao povo de Alagoinhas e da região, e ela volta a ser para atendimento de emergência. E neste momento que estamos abrindo a nova emergência do Hospital, isso é fundamental. Porque a UPA é aquele lugar que faz a triagem dos pacientes de emergência, então você tem categorias de pacientes que devem ser atendidos na UPA. Mas só alguns pacientes é que precisam ir para o hospital.”

Conforme o governador, quando as Upas funcionam corretamente, isso aumenta a qualidade do atendimento nas emergências dos hospitais.

“Nem todos que estão com diarreia precisam ir para o Hospital. Muitos casos precisam ser resolvidos na própria UPA, e se lá não funciona, essa turma toda vai para a emergência do hospital, e ali se mistura com quem de fato está precisando de atendimento médico hospitalar. Quem faz essa triagem atende melhor a todos. E libera a unidade para atender com qualidade, sem o sufoco de uma emergência lotada quem de fato está precisando do hospital, como os casos vermelhos. Eu me comprometi a entregar todos os equipamentos necessários para reabertura da Upa e o mais rápido possível o seu funcionamento”, encerrou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade