Saúde

Representantes da saúde e influenciadores fortalecem a campanha 'Cólica não é normal'

A iniciativa é da ginecologista Glauce Casaes.

04/03/2023 às 06h06, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

O site Cólica não é normal (www.colicanaoenormal.com.br) já está no ar e diversas outras ações da campanha que leva o mesmo nome estão sendo realizadas neste mês de conscientização sobre a endometriose, o Março Amarelo. Na última quarta-feira (1º), profissionais de saúde, gestores, comunicadores e influenciadores, conheceram o projeto de iniciativa da médica ginecologista de Feira de Santana Glauce Casaes e estão somando força na propagação das informações.

Entre os presentes, o delegado do Conselho Regional de Medicina em Feira de Santana (CRM-Feira), Aderbal Mendes, que destacou a importância do movimento. “Parabéns a Glauce por essa visão de atingir o maior número de pessoas e mulheres, principalmente, que hoje sofrem com endometriose”, valorizou.

Também no evento de apresentação da campanha, a influenciadora digital Luciellen Assis se emocionou ao tomar conhecimento das informações acerca da doença e assistir depoimentos de mulheres que vivem o problema. “Saio daqui preparada para conversar com outras pessoas sobre isso, inclusive da minha família. Espero que mais pessoas se conscientizem”.

Foto: Divulgação

O médico ginecologista Pedro Leitão revelou ter se surpreendido com tantas informações úteis apresentadas em um momento e acrescentou que o mais importante é que fique para as pessoas o alerta sobre a situação humana que vivem as mulheres que têm endometriose e não conseguem um diagnóstico e tratamento adequados. “Agora tem esse incentivo com a campanha”, parabeniza.

A proposta consiste em levar informações ao máximo de pessoas possível sobre a endometriose, uma doença que atinge 1 a cada 10 mulheres, sendo cerca de 9 milhões no Brasil e 190 milhões no mundo. Lives, entrevistas, divulgação em outdoor, busdoor e uma campanha ampla através da união de profissionais de diversas áreas da saúde estão entre as ações que integram o projeto.

Glauce afirma que o maior objetivo é difundir conhecimento sobre a doença, a partir da desmistificação de que a cólica é normal, e sim um dos principais sintomas da endometriose. “Quanto mais pessoas souberem disso, maiores as chances de mulheres que sofrem com o problema buscarem ajuda a tempo de ter um diagnóstico precoce e tratamento adequado”, reforça.

A médica comemora o engajamento de tanta gente que já está contribuindo para essas informações chegaram longe, seja através da imprensa, redes sociais e conversas que estão se espalhando como boas sementes, que terão frutos colhidos no futuro.

Apesar de ser uma doença tão comum, a endometriose é ainda muito desconhecida e a consequência disso são diagnósticos que levam de 7 a 10 anos para acontecer. A doença pode afetar drasticamente a qualidade de vida de adolescentes e mulheres, comprometendo, por exemplo, a frequência à escola, trabalho, relação sexual, possibilidade de gravidez e saúde emocional.

Foto: Divulgação

A endometriose ocorre quando o tecido endometrial – que reveste o útero e cuja descamação gera o sangramento menstrual – sai da cavidade uterina e adere a outros órgãos como bexiga, ovários e intestino. “Como estamos falando de uma doença inflamatória, crônica, progressiva e sem cura, que vai da adolescência a menopausa, as pacientes precisam de diagnóstico precoce, de orientação e conhecimento, para terem qualidade de vida, e esse é o outro mote da campanha: Mulher tem que viver bem”, acrescenta.

Além de informar, Glauce espera que a campanha também sirva como despertar para a cobrança de políticas públicas que possibilitem às mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) acolhimento e atendimento adequado para endometriose, com equipe multidisciplinar.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade