Dia das Crianças

Psicóloga explica o risco das telas e a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças

As crianças estão tendo contato com as telas muito cedo, o que pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo infantil.

12/10/2022 às 20h21, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Criança com celular
Foto: Gemma Moll Pixabay

Nesta quarta-feira (12), comemora-se o Dia das Crianças. A data foi criada para refletir sobre a situação das crianças do país, seus direitos durante essa fase, e posteriormente tornou-se um dia simbólico para presentear com brinquedos. E por falar em brinquedos, aqueles mais convencionais estão participando cada vez menos do dia a dia da garotada em meio às telas dos celulares e aparelhos eletrônicos.

Ao Acorda Cidade, a psicóloga Isabela Almeida, informou que as crianças estão tendo contato com as telas muito cedo, o que pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo infantil. É preciso ter um equilíbrio, um uso ponderado e acompanhado.

“Todos nós estamos tendo contato com muitas telas, mas as crianças hoje em dia, estão sendo apresentadas às telas, às tecnologias cada vez mais cedo, tanto por conta da oferta dos produtos tecnológicos, e também por conta da correria familiar. Teve também essa época de pandemia que acabou fazendo com que as crianças tivessem esse contato com frequência ainda maior”, informou.

Segundo Isabela, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda que se entregue telas para as crianças até os dois anos de idade e isso não tem sido uma realidade. “Mesmo após os dois anos de idade se elas tiverem muito tempo em telas elas perdem a oportunidade do aprendizado e também o próprio cérebro fica mais preguiçoso para aprender, então ele acaba não tendo as mesmas sinapses que a criança teria se ela estivesse explorando, brincando com as outras crianças ou com os próprios adultos.”

menino brincando de carrinho
Foto: Dayron Villaverde/ Pixabay

Conforme a psicóloga relatou, as brincadeiras são os meios que as crianças têm para se desenvolverem.

“O brincar não é o lazer da criança, brincar é a forma dela de aprender. Claro que existe a escola, o ensino tradicional, mas é a brincadeira que desenvolve a criança. As brincadeiras tradicionais de estarem com outras crianças, de correr, de fazer competições, de ter regras, isso ajuda tanto a parte cognitiva da atenção, concentração e memória, com as executivas que no caso são planejamento, a criatividade que ajuda a criança a entender as mudanças e resolver problemas e também o controle de impulsos. Tem brincadeiras que a criança vai precisar esperar, se esconder, contar até dez, então isso ajuda nesse aprendizado do esperar,” descreveu.

crianças correndo brincando
Foto: Kev /Pixabay

Não apenas neste Dia das Crianças, mas sempre que possível, é muito importante explorar atividades em ambientes diferentes para que a criança tenha mais oportunidade de se desenvolver.

“Mais importante do que brinquedos, eu sei que as crianças têm a expectativa de ganhar presentes no Dia das Crianças, é ter a oportunidade de brincar, de estar com outras crianças, de estar ao ar livre de preferência. É o melhor para o desenvolvimento e também para trazer memórias afetivas com as crianças e com os familiares. Explorar ambientes diferentes, trabalhar o próprio corpo em lugares que vai precisar subir, descer; que a criança sentirá calor, frio; mexer em terra… o que a família puder proporcionar para a criança oportunidade de desenvolvimento, de brincar livre e com outras crianças é o mais indicado,” disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os pais são essenciais

“Os pais são os maiores responsáveis pelas crianças e pelo desenvolvimento das crianças, então, fica para os pais a maior responsabilidade de promover momentos “do brincar”. E tanto brincar com outras crianças como de brincar entre pais e crianças, muitas vezes os adultos acham que não sabem brincar ou às vezes acham que vão parecer bobos, mas a brincadeira entre pais e filhos tanto ajuda na relação entre eles como a entender essa criança, pois a criança revela as suas emoções e dificuldades através do brincar. Por isso que usamos o brincar na nossa terapia. Para a gente conhecer a dificuldade de desenvolvimento da criança usamos o brinquedo, o brincar, brincadeiras,” destacou a psicóloga em entrevista ao portal Acorda Cidade..

Ela orientou que é muito importante usar a criatividade para inovar, propondo brincadeiras e práticas lúdicas com o que já se tem.

“Neste Dia das Crianças a dica é ser criativo, pensar fora da caixa, pensar em formas de brincar com o que já tem em casa, vão ter sim brinquedos novos, mas pensar em brincar com a casa, fazer um piquenique no quintal, fazer uma cabana de lençol na sala, fazer o dia do cinema, coisas que já existem… pensar de forma diferente e trazer uma novidade para a criança, elas gostam de novidades e isso acaba quebrando a rotina e trazendo um momento de leveza,” concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade